NOTÍCIAS

Cultura | 31.05.11 - 20h03

Reluz melhora iluminação de mais 115 ruas

A Prefeitura do Recife substituirá os equipamentos de iluminação em 987 postes

A partir desta quarta-feira (1º), a Prefeitura do Recife promove mais uma etapa das ações do programa Reluz, que busca melhorar a iluminação da Cidade com mais economia. O trabalho será realizado em 115 ruas de 13 bairros da capital pernambucana e deve durar 15 dias. O programa é uma parceria da administração recifense e do Governo Federal e tem investimento total de R$ 35 milhões.

Na Zona Sul, serão substituídas lâmpadas entre outros equipamentos de iluminação de 33 ruas e avenidas de Boa Viagem, Imbiribeira, Ibura e Ipsep. A programação ainda conta com ações para melhorar o conjunto luminotécnico em outras 82 vias dos bairros do Poço da Panela, Cordeiro, Prado, Várzea, Torre, Areias, Jardim São Paulo, San Martin e Mangueira.

As intervenções físicas do Reluz foram iniciadas em dezembro de 2010. Ao todo, serão realizadas a troca 61.681 pontos de luz por equipamentos mais econômicos e de melhor potencial de luminosidade. Até o momento, foram trocadas mais de cinco mil luminárias, reatores entre outros aparelhos do conjunto luminotécnico em bairros como Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte, São José, Santo Amaro e Coelhos.

Além de assegurar luminosidade mais eficiente e uniforme, os novos equipamentos possuem aspectos que diminuem os gastos com manutenção e consumo de energia. Isso porque as lâmpadas possuem maior vida útil, potência menor e peças menos expostas aos efeitos danosos do tempo. Com isso, a Prefeitura pretende reduzir a conta de energia do município em até 40%, ou seja, 24 mil megawatts-hora por ano. Essa economia ainda propiciará à Prefeitura recuperar o investimento do Reluz num prazo de seis anos.

Outro objetivo traçado pelo programa é ajudar no combate à violência em áreas com altos índices de criminalidade. Para tanto, a Prefeitura instalará os equipamentos com maior luminosidade em localidades indicadas por estudos elaborados pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Atlas de Desenvolvimento Humano do Recife e estatísticas de homicídios na cidade.

Para implementar o programa, o Governo Municipal obteve financiamento de R$ 26,8 milhões junto à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF/Eletrobrás). “Este valor equivale a 75% dos custos do programa, ou seja, o máximo de investimento permitido pelo Governo Federal. Poucas cidades conseguiram este nível de captação de recurso, o que demonstra a qualidade do projeto e a capacidade de gerenciamento oferecidos pela Prefeitura. O restante dos custos serão bancados pelo Município, explica o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital.

Confira a relação das ruas beneficiadas.