Amparo Araújo participa da instalação e posse dos membros da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara
Uma das fundadoras do Movimento Tortura Nunca Mais, a secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, participa, nesta sexta-feira (01), do ato de instalação e posse dos membros da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara. A solenidade acontece às 15h no Palácio do Campo das Princesas.
Convidado pela secretária, o integrante da Direção de Direitos Humanos do município de Móron, na Argentina, Gustavo Daniel Moreno, estará presente na solenidade para representar a Coordenação da Comissão de Direitos Humanos da Rede Mercocidades.
As Comissões da Verdade são mecanismos oficiais da apuração de abusos e violações dos Direitos Humanos e têm como objetivo descobrir, esclarecer e reconhecer abusos do passado. A implementação da Comissão foi votada na Assembléia Legislativa de Pernambuco e será a primeira a ser instalada no Brasil.
Posse - A comissão é composta por Fernando Coelho (ex-deputado federal e advogado ligado aos direitos humanos), Henrique Mariano (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-PE); Humberto Vieira de Melo (advogado); Roberto Franca (procurador e um dos fundadores do Gabinete de Apoio Jurídico às Organizações Populares–Gajop); Manoel Moraes (professor da disciplina de Direitos Humanos); Socorro Ferraz (historiadora e professora); Nadja Brayner (professora aposentada e ex-integrante do Comitê Brasileiro da Anistia); Pedro Eurico (ex-deputado e advogado da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife); e Gilberto Marques (advogado, ligado ao Gajop).