Semana Mundial do Brincar resgata jogos populares no Parque Treze de Maio
Brinquedoteca do Recife encerra programação do evento nesse sábado (1º)
Amarelinha, esconde-esconde e brincadeiras de roda vão animar dia das crianças que forem ao Parque Treze de Maio nesse sábado (1º), quando se encerra no Recife a Semana Mundial do Brincar. O resgate dos jogos populares é uma das marcas do evento, que começou no último domingo (26) no Horto de Dois Irmãos e seguiu durante toda a semana no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Mais de 200 crianças de creches e pré-escolas da rede municipal de ensino aproveitaram a programação, que nesse sábado será aberta ao público.
O encerramento das comemorações da Semana do Brincar, no parque Treze de Maio, ocorre das 9h às 15h com exposição de fotos e brinquedos. Quem for conferir o espaço das 14h às 17h poderá aproveitar para fazer pintura no rosto, participar de oficina de ritmos percussivos, curtir recreação com a Escola Pernambucana de Circo e ir a uma feira de troca de brinquedos.
Na manhã desta sexta-feira (31), cerca de 30 alunos das creches Sítio Grande (Imbiribeira) e Parque dos Milagres (Ibura) participaram das atividades da Semana Mundial do Brincar, promovida pela Brinquedoteca da Secretaria de Educação do Recife, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. À tarde, é a vez dos estudantes das escolas Lojista do Recife e Manoel Torres participarem do evento. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial do Brincar, comemorado no dia 28 de maio.
O evento tem como objetivo o resgate da importância das brincadeiras para o desenvolvimento integral da criança. Por isso, esta semana foi dedicada a atividades lúdicas e de lazer para estudantes de pré-escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) do Recife, além de usuários do Parque Dona Lindu, que puderam desfrutar da programação.
“Essa ação é de grande importância, pois, ao brincar, as crianças constroem uma base saudável, com regras próprias que ensinam a se relacionar com o outro, que impõem limites, desenvolvem competências cognitivas, motoras e afetivas presentes no decorrer da vida”, ressaltou a coordenadora da Brinquedoteca, Bernadete Alves.
Nesta sexta, a criançada aproveitou o dia de sol com um momento de contação de história do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), além de resgate de brincadeiras populares (pula corda, amarelinha esconde-esconde, entre outras) com a equipe da Brinquedoteca. Para fechar a manhã, assistiram a apresentação musical e desfrutaram de banho de mangueira.
A auxiliar de serviços gerais Maria do Carmo Pereira, mãe da aluna Hallana Kerolayne Costa, de 1 ano e 8 meses, da Escola Municipal Parque dos Milagres, aprovou a iniciativa. “Esse momento é único, pois não tem espaço na minha casa para ela brincar no dia a dia. Hallana pode se divertir de maneira diferente aqui no Lindu.”
BRINQUEDOTECA – Com caráter pioneiro e inovador, o projeto Brinquedoteca da Secretaria de Educação do Recife proporciona às crianças da rede municipal o direito de brincar com arte, criatividade e ludicidade. No espaço, acredita-se que, por meio do jogo, do brinquedo e da brincadeira, a criança se desenvolve espontaneamente.
O espaço é aberto ao público. Promove a formação dos educadores da rede municipal de ensino e é a única brinquedoteca no mundo a realizar as atividades com brinquedos 100% reciclados, produzidos pelos próprios alunos. Funciona no Centro Administrativo Pedagógico (CAP), na Rua Frei Matias Tevis, s/n, na Ilha do Leite, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.