NOTÍCIAS

Administração | 31.05.17 - 12h04

BALANÇO // CHUVAS 31.05

A Prefeitura do Recife informa que choveu 82 mm nas últimas 6 horas no Recife, esse volume é o esperado para aproximadamente oito dias de chuvas, considerando a média histórica do mês de maio, de 329 mm. O período de maior intensidade das chuvas coincidiu com a maré alta, que teve seu pico às 8h30 da manhã. Desde o início das chuvas, a Prefeitura do Recife mobilizou um efetivo de mais de 800 profissionais nas ruas para minimizar os danos causados pelas chuvas. Durante toda a manhã, o prefeito Geraldo Julio reuniu os secretários das pastas envolvidas nos trabalhos e coordenou pessoalmente as ações.

DEFESA CIVIL – A Defesa Civil do Recife recebeu 115 chamados para vistorias e colocações de lonas. Foram registrados dois deslizamentos de barreiras, um na rua Padre Cícero, na Várzea, e o outro na rua Doutor Andrade Lyra, no Jordão. Nenhuma vítima foi registrada.

A Defesa Civil está com 350 profissionais de plantão durante a chuva. Em caso de emergência, a população do Recife pode solicitar atendimento através do fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

DRENAGEM - A Emlurb informa que atua para diminuir os transtornos causados pelas chuvas e monitora os pontos de alagamento na cidade. Nesta quarta-feira (31), as equipes do órgão realizam intervenções com três caminhões equipados com jatos para a sucção da água em diversos pontos da capital, especialmente nas partes mais baixas.

A Emlurb antecipou em dois meses a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, iniciando o trabalho em novembro de 2016. Até o momento já foram concluídas a limpeza de 42 canais e outros nove estão em andamento.

ÁRVORES – Até o momento, a Emlurb registrou sete ocorrências com árvoresNa Rua Padre Roma, na Tamarineira, o serviço já foi finalizado. O trabalho de remoção segue em andamento nos seguintes locais: Avenida Dois Rios (Ibura); Rua Amazonas (Ibura); Avenida Piracicaba (Jardim São Paulo) e Rua Arquiteto Luiz Nunes (Imbiribeira). As equipes também foram acionadas para o Parque 13 de Maio e a Rua José Américo de Almeida, na Macaxeira. A Emlurb trabalha com um efetivo de 240 pessoas entre a remoção de árvores e drenagem da cidade.

CTTU – A CTTU atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem nesta quarta-feira (31). Equipes formadas por cerca de 150 agentes e 100 orientadores de trânsito trabalham em áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos. Além disso, quatro equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras.

Três guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De 0h até as 11h, seis acidentes foram registrados, dos quais cinco foram sem vítimas e apenas um com vítima. Não houve registros de ocorrências com vítima fatal. O número de acidentes foi dentro da média para os turnos da madrugada e manhã. No mesmo período, 41 semáforos apresentaram falhas, dos quais 22 já foram normalizados e os demais já estão com equipes técnicas em deslocamento para normalizar o sistema, com previsão de normalização para as 13h. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.