Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 31.05.20 - 17h18

Secretaria de Meio Ambiente do Recife promove semana de imersão virtual para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

img_alt

Iniciativa da Prefeitura do Recife tem objetivo de engajar a população através de desafios sustentáveis, dicas, educação ambiental, live para montar uma horta caseira e bate-papo “A melhor forma de (re)construir o futuro que queremos no 'novo normal' que emergirá” com a coordenadora de Mudanças Climáticas do ICLEI América do Sul, Camila Chabar (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


Neste ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, simboliza a oportunidade de repensarmos a nossa relação com a natureza. Com este objetivo, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), promove uma semana de conscientização, reflexões e conexão com o verde através de desafios sustentáveis, dicas, retrospectiva de ações e debate através do perfil oficial da SMAS no Instagram @recifesustentavel.

Devido ao distanciamento social, a data será celebrada de maneira diferente em todo o planeta. O mundo virtual cumprirá o papel de estabelecer maneiras de reforçar o compromisso com metas e objetivos de desenvolvimento sustentáveis, assim como a mudança de pequenos hábitos no dia a dia com base nos pilares dos 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. “Tradicionalmente, a Semana do Meio Ambiente é realizada no formato presencial, mas, por conta dos acontecimentos mundiais em torno da pandemia, isso não será possível. Através de nossos recursos digitais, propomos o engajamento das pessoas em torno das causas ambientais, discutindo soluções e conexões para uma evolução sustentável na rotina e na nossa cidade”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Na abertura (1), será lançado o “Desafio Semana Verde” com propostas para serem cumpridas a cada dia da semana, como evitar o consumo de alimentos de origem animal, praticar a coleta seletiva e iniciar uma horta caseira através de alimentos que já tenha em casa. No dia seguinte (2), o perfil @recifesustentavel exibe uma retrospectiva dos projetos elaborados pela Prefeitura do Recife no combate à Emergência Climática. Em paralelo, o grupo de técnico da Secretaria de Meio Ambiente do Recife participa do Webinário Eficiência Energética em Edificações Públicas, das 14h às 15h, promovido pelo ICLEI - Governos pela Sustentabilidade, a fim de compartilhar experiências da iniciativa LEDS Lab com as etapas do projeto piloto de eficiência energética que está sendo planejado para o Hospital da Mulher do Recife. O painel Laboratório de Financiamento Climático para Cidades será compartilhado entre Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI para a América do Sul, Edna Menezes, gerente-geral de sustentabilidade da SMAS, Isabela Issa, da Mitsidi Eficiência Energética, e Ana Caetano, da Prefeitura de Belo Horizonte. O encontro virtual reunirá participantes das cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, Betim, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Sorocaba. E também da Colômbia, as cidades participantes são Cartago, Ibague, Manizales, Santiago de Cali, Área Metropolitana do Vale do Aburrá, Tópaga e Valledupar.

Na quarta-feira (3), quando é celebrado o Dia da Educação Ambiental, a arte-educadora Flávia Gomes conta o processo de criação dos personagens da Turma Mangue e Tal, quatro protetores da natureza que transmitem ensinamentos de preservação do meio ambiente através de linguagem lúdicainseridos no programa de educação ambiental da Prefeitura do Recife, Educar para uma Cidade Sustentável. O encontro será às 16h, no Instagram @recifesustentavel, com mediação da gerente de educação ambiental da SMAS, Danielle Sampaio, para destacar a importância dos eixos sustentáveis através das atividades desenvolvidas nos econúcleos. Durante o dia, os benefícios das árvores para o meio ambiente também entram em pauta com uma lista do que a natureza proporciona às comunidades urbanas, através de serviços ecossistêmicos essenciais, como ar puro, qualidade de vida da população e bem-estar coletivo.

Ainda no dia (3), a Prefeitura do Recife organiza, em conjunto com o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, o Webinário Engajamento e Conhecimento do Plano de Ação Climática da cidade do Recife, das 14h às 17h, com a participação de pessoas convidadas da sociedade civil, do terceiro setor, da academia e das mais diversas secretarias da prefeitura com objetivo de validar o desenvolvimento do plano. O documento estratégico que reúne ações de mitigação e de resiliência climática tem previsão de lançamento para agosto deste ano e é ferramenta fundamental para atingir a meta traçada pelo prefeito Geraldo Julio, de Recife Carbono Zero em 2050.

Na quinta-feira (4), a SMAS relembra a Maratona Verde do Recife, iniciativa inédita que marcou o plantio de 10 mil árvores em uma semana com a participação ativa da sociedade civil, e aproveita para incentivar o plantio e cuidado com as plantas no lar. Às 15h, a arte-educadora Silvana Coutinho ficará online no perfil @recifesustentavel para uma live com dicas de como montar uma horta em casa. O encerramento que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente (5) será com um encontro virtual, às 14h30, baseado no tema Um convite a pensar na melhor forma de (re)construir o futuro que queremos no 'novo normal' que emergirá. A live será mediada pela coordenadora de Mudanças Climáticas do ICLEI América do Sul, Camila Chabar, junto a gerente-geral de sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Edna Menezes.

As atividades realizadas online levam em consideração as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de manter o distanciamento social, devido à pandemia da covid-19. “A conectividade tem um poder importante neste movimento em prol de comunidades mais integradas ao meio ambiente e que favoreçam o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis, de forma individual e coletiva, de baixo carbono, crescimento verde e estratégias de adaptação às mudanças do clima”, pontua o secretário José Neves Filho.

 

Serviço:

Semana do Meio Ambiente - Ações virtuais, retrospectiva e bate-papo sobre o meio ambiente e eixos sustentáveis entre os dias 1º e 5 de junho de 2020 através do perfil da Secretaria no Instagram @recifesustentavelhttps://www.instagram.com/recifesustentavel/

Instagram: @recifesustentavel - Acompanhe toda programação através das redes sociais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Dia 01/06 - Desafio Semana Verde // Instagram @recifesustentavel

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade montou um Desafio Semana Verde com missões baseadas em eixos sustentáveis para cada dia da semana . A ideia é que as pessoas possam compartilhar e interagir em um processo de novos hábitos e auto análise em prol do meio ambiente.

 

Dia 02/06 - Retrospectiva dos projetos elaborados pela Prefeitura do Recife no combate à Emergência Climática no perfil @recifesustentavel no Instagram

14h às 15h - Webinário Eficiência Energética em Edificações Públicas

Promovido pelo ICLEI - Governos pela Sustentabilidade, a gerente-geral de sustentabilidade da SMAS, Edna Menezes, compartilha experiências da iniciativa LEDS Lab com as etapas do projeto piloto de eficiência energética que está sendo planejado para o Hospital da Mulher do Recife. O painel Laboratório de Financiamento Climático para Cidades será compartilhado entre Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI para a América do Sul, Edna Menezes, gerente-geral de sustentabilidade da SMAS, Isabela Issa, da Mitsidi Eficiência Energética, e Ana Caetano, da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Dia 03/06 - 16h: Live sobre Educação Ambiental baseada no tema: “O processo de criação da Turma Mangue e Tal e a importância da educação ambiental no desenvolvimento sustentável”, com a arte-educadora Flávia Gomes e a gerente de educação ambiental da SMAS, Danielle Sampaio.

14h - Webinário Engajamento e Conhecimento do Plano de Ação Climática da cidade do Recifepromovido pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade envolvendo participantes convidados da sociedade civil, do terceiro setor, da academia e das mais diversas secretarias da prefeitura com objetivo de validar o desenvolvimento do plano.

 

Dia 04/06 - Retrospectiva da Maratona Verde no perfil @recifesustentavel com fotos e vídeos que marcaram o plantio inédito de 10 mil árvores em uma semana, realizado na Semana Mundial do Meio Ambiente do ano passado.

Às 15h - Live com dicas para montar uma horta em casa, mediada pela arte-educadora Silvana Coutinho no Instagram @recifesustentavel.


Dia 05/06 - 14h30: Live baseada no tema Um convite a pensar na melhor forma de (re)construir o futuro que queremos no 'novo normal' que emergirá,mediada pela coordenadora de Mudanças Climáticas do ICLEI América do Sul, Camila Chabar, junto a gerente-geral de sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Edna Menezes.