Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.05.22 - 10h44

Prefeitura do Recife e OPAS se unem para oferecer ajuda humanitária e de Saúde às vítimas das chuvas

img_alt

Órgão intercontinental cedeu à Prefeitura 8 vans, um para cada um dos oito Distritos Sanitários, e veículos estão sendo utilizados para deslocamento dos profissionais de saúde e distribuição de recursos por todas as regiões afetadas. (Foto: Ikamahã Lopes/PCR)

 

A tarde e noite da segunda-feira (30) foram de visitas de integrantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) às regiões de Jardim Monte Verde e Milagres, no Ibura, Zona Sul do Recife – duas comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. A agência intercontinental foi acompanhada pela secretária de Saúde da capital, Luciana Albuquerque, agentes Comunitários de Saúde (ACS), gerência do Distrito Sanitário 8, Força Nacional e representantes do Ministério da Saúde. O intuito foi mapear in loco as demandas dos afetados e oferecer, conjuntamente, respostas às solicitações da população impactada, como medicamentos, ajuda humanitária, donativos, apoio médico, entre outras ações.

De imediato para auxiliar na locomoção das equipes de saúde, a OPAS cedeu à Prefeitura do Recife oito vans para cada um dos oito Distritos Sanitários da capital. Os veículos são utilizados na extensa rotina de deslocamento dos profissionais de saúde e distribuição de recursos por todas as regiões afetadas. A Secretaria de Saúde do Recife está indo até todas as comunidades atingidas pelas fortes chuvas e realizando o atendimento de pessoas com condições agudas de saúde, como sintomas respiratórios, gastrointestinais, desidratação e lesões de pele. Além disso, estão sendo disponibilizadas consultas para pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, com aferição de pressão arterial e glicemia, e entregues medicamentos de uso contínuo com esclarecimento sobre sua utilização correta.

Além disso, os profissionais da Sesau também estão fazendo curativos e aplicando vacinas, como as de covid-19, influenza, sarampo e antitetânica. "Precisamos estar in loco para ouvir com atenção os pedidos de toda essa população afetada e ver de perto como tem sido a resposta. O momento é de agir, e estamos mobilizando tudo o que temos e podemos para passar por esse período da forma mais adequada", pontua a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. 

A vistoria teve início por volta das 14h30, em caminhada por locais críticos da comunidade do Jardim Monte Verde. O diálogo com a população foi constante, que também tirou dúvidas sobre protocolos de deslocamentos para pontos de apoio e ações diversas do poder público. A equipe da Sesau, juntamente com a OPAS e o Ministério da Saúde, também visitou abrigos organizados pelos residentes e pela Prefeitura do Recife. O mesmo cronograma se estendeu a Milagres, já na parte da noite.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO - A Secretaria também está realizando orientações sobre higiene pessoal e dos alimentos, com distribuição de hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal. Outro serviço oferecido é o acolhimento em saúde mental, com escuta qualificada feita por psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Os profissionais também fazem orientação e redução de danos quanto ao uso de substâncias no ambiente dos abrigos e fora deles, e encaminhamento aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e demais serviços Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município.