Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.05.23 - 21h11

Exposição fotográfica encerra comemoração da Luta Antimanicomial

img_alt

Material foi produzido por usuários e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Professor José Lucena (Caps), da Secretaria de Saúde do Recife, localizado no Ipsep (Foto: Hugo Aquino/SESAU)

Encerrando as comemorações da Luta Antimanicomial, usuários e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Professor José Lucena, da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, no Ipsep, prepararam uma exposição fotográfica como forma de resgatar as ações realizadas ao longo do último ano. Intitulada Viralizando o Cuidado, a iniciativa contou com cerca de 60 imagens, além de dois vídeos exibidos simultaneamente no mesmo local.

O tema foi escolhido em homenagem ao Instagram da unidade (@capsadjoselucena), que justamente neste mês, atingiu 1.000 seguidores. "O perfil foi criado durante a pandemia, com o objetivo de estarmos juntos, mesmo que virtualmente, durante o distanciamento social, além de divulgar nosso modelo de cuidado, com o protagonismo do usuário", conta a gerente operacional do Caps José Lucena, Elis Monteiro.

O Caps José Lucena possui, atualmente, 200 pessoas cadastradas, que fazem uso perigoso de álcool e outras drogas. "Nosso acompanhamento é feito de portas abertas, trabalhamos com demanda espontânea. Todos são inseridos em grupos terapêuticos, contam com consultas médicas, e voltam para casa, mantendo o vínculo com o seu território", explica Elis. Este é o terceiro ano que a exposição é realizada, sempre com a interação da comunidade.

Em 18 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, mas as atividades foram realizadas durante todo o mês, como forma de marcar o movimento que redirecionou o cuidado às pessoas com transtornos mentais e que fazem uso de substâncias psicoativas. No dia 25, houve um grande evento no Pátio de São Pedro, com apresentações de grupos de dança e teatro, orquestras e grupo de passistas.

SERVIÇO - Recifenses podem procurar os Caps de forma espontânea ou por encaminhamento de uma unidade da Atenção Básica. Os profissionais que trabalham nos Centros formam uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. A lista com as 17 unidades pode ser conferida aqui: https://bit.ly/2Rz6fzo.