NOTÍCIAS

| 31.07.12 - 16h03

Saúde orienta a população contra gripes e resfriados

Boa higiene, vacina e evitar contato com contaminados são essenciais

Por Junior Aguiar

Mesmo um tanto atípico, com menos chuvas que o tradicional no Recife, o inverno ainda faz com que as pessoas fiquem mais tempo dentro de casa ou em lugares fechados. O confinamento, principalmente em locais de grande aglomeração de pessoas, favorece a proliferação de doenças viróticas como a gripe e o resfriado. A Secretaria Municipal de Saúde alerta e orienta a população a respeito dessas doenças.

Entre os mais suscetíveis às gripes estão gestantes, idosos e crianças de seis a 24 meses de idade – por isso, formam o público alvo da campanha anual de imunização contra a influenza do Governo Federal. As principais formas de prevenção à doença consistem em duas práticas simples: vacina e asseio eficiente. “As práticas de higiene são as mais importantes, tanto para prevenir como para tentar impedir o alastramento da enfermidade. É essencial lavar constantemente as mãos e evitar permanecer em lugares fechados”, ensinou a pneumologista da rede municipal de Saúde, Edjane Burity.

Também recorrente nesta época, o resfriado costuma ser confundido com gripe pelo público leigo. A especialista explica as diferenças entres as duas moléstias. “O resfriado é provocado por vírus como o rinovírus, muito fraco em relação à gripe. Para evitar a contaminação, não existe vacina, é preciso investir em higiene mesmo. Os sintomas mais comuns são tosse, espirros, coriza e febre baixa. Já a gripe ocorre a partir do vírus influenza, para o qual há vacina disponível. Seus sintomas são um pouco mais fortes em relação ao resfriado e incluem febre alta, dores musculares, prostração, dor de garganta, coriza e dor de cabeça, entre outros”, informou.

Em caso de adoecimento, a Secretaria de Saúde do Recife sugere que a pessoa se mantenha em repouso, não frequente espaços fechados e evite aglomerados como metrô e ônibus, entre outros ambientes de pouca ventilação. Até a completa recuperação, é fundamental ingerir bastante líquido e, como forma de aliviar o mal-estar, lavar as narinas com soro fisiológico. Se houver necessidade, procurar uma unidade de saúde. Quem está no perfil da campanha de vacinação contra a gripe do Governo Federal pode ter acesso à dose na rede municipal.
 
Dicas de prevenção

Cobrir a boca com lenços descartáveis quando espirrar ou tossir;

Lavar sempre as mãos para evitar a transmissão por contato;

Após tocar em maçanetas para abrir ou fechar portas ou andar em ônibus é essencial não coçar os olhos nem tocar a boca;

Ingerir bastante líquido;

Pais e responsáveis devem estar atentos às mudanças de comportamento das crianças menores de dois anos - por muitas vezes, elas não expressam os sintomas.

Quando gripado ou mesmo resfriado é importante ficar em casa. A regra vale também para quem tem algum paciente dentro da residência. A transmissão do vírus ocorre antes do aparecimento dos sintomas;