NOTÍCIAS

Cultura | 31.07.13 - 17h57

Prefeitura lança projeto pioneiro no estado para gerenciamento da pavimentação

A Prefeitura do Recife, através da Emlurb, lançou, no último sábado (27), um edital para a contratação de empresa que irá implantar um Sistema de Gestão de Pavimentos, a exemplo de modelos estudados pelo órgão e aplicados em outras cidades brasileiras que realizam manutenções preventivas no sistema viário. O custo para a implantação do sistema é de cerca de R$ 4 milhões e o objetivo é trabalhar a programação de manutenção do pavimento por meio de técnicas específicas de conservação de vias.

O sistema também será capaz de responder a perguntas como o que priorizar com os recursos disponíveis, o que é mais urgente e impactante a longo prazo e a priorização por região, tráfego e hierarquia. Através do diagnóstico do Índice de Condição do Pavimento (ICP), por exemplo, será possível indicar soluções e momentos adequados para intervenções distintas, como selagem de trinca, fresagem ou reconstrução da via.

O edital estabelece requisitos, condições e diretrizes, bem como define os serviços técnicos especializados de engenharia necessários para a elaboração e implantação do programa de gerenciamento de manutenção e conservação da rede viária de Recife, dentre eles, o diagnóstico da situação atual da rede viária; avaliação estrutural e funcional do pavimento; avaliação do tráfego e hierarquização da rede; implantação de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), entre outros.

“O Sistema de Gestão de Pavimento – SGP é uma quebra de paradigma na área de pavimentação e, conjuntamente com o Plano Diretor de Drenagem do Recife, compõe dois pilares importantes, estratégicos para a manutenção da cidade. A ideia do Prefeito Geraldo Julio é investir em inovação tecnológica e atualizar as metodologias de manutenção preventiva e  corretiva  para o município, melhorando a mobilidade”, afirma o presidente da Emlurb, Antonio Barbosa.

 Para a realização do trabalho, deverá ser montada uma equipe composta por 12 engenheiros e mais 27 auxiliares que ficará encarregada de produzir relatórios e, ao final, um manual de operação do sistema.