Esta sexta-feira é o último dia de inscrições em cursos para jovens, adultos e idosos não alfabetizados
Ainda há cerca de mil vagas para os cursos gratuitos de alfabetização do Programa Lição de Vida. Quem tem mais de 15 anos e ainda não se alfabetizou pode se inscrever até esta sexta
Esta sexta-feira (1º) é o último dia de inscrições nos cursos gratuitos de alfabetização para jovens, adultos e idosos oferecidos pela Secretaria de Educação do Recife em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Das três mil vagas inicialmente ofertadas pelo Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado, cerca de mil ainda estão disponíveis. Quem tem mais de 15 anos e tem interesse em se alfabetizar pode fazer as inscrições em uma das 232 escolas da rede municipal do Recife das 8h às 17h desta sexta.
As aulas começam no dia 11 de agosto e serão ministradas nas escolas municipais e em outros espaços públicos. Para se matricular, os jovens e adultos devem comparecer às unidades de ensino de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com um documento de identificação.
Os interessados que quiserem mais informações devem ligar para a Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Deja) nos telefones 3355-5960 ou 3355-5961. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Quem preferir ser atendido presencialmente deve comparecer à Deja, que fica no Centro Administrativo Pedagógico da Secretaria de Educação do Recife (CAP), situado na Rua Frei Matias Tevis, s/n, Ilha do Leite, anexo à Escola Municipal Reitor João Alfredo.
De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2010, a capital pernambucana tem cerca de 100 mil analfabetos. Um dos objetivos do Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado é reduzir esse índice e fazer com que no mínimo 75% dos alunos que passaram pelo programa tenham garantida a vaga para continuidade dos estudos e consigam concluir o Ensino Fundamental I e II ( 2º ao 9ª ano), nas turmas regulares da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Programa Lição de Vida é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem o objetivo de incentivar a retomada dos estudos, sendo o passo inicial para o processo de Educação de Jovens e Adultos.