NOTÍCIAS

Cultura | 31.07.14 - 14h38

PCR aplica geomanta impermeabilizante em 100 pontos de risco

Áreas de morro receberam o material de PVC, que tem maior durabilidade e garantia de cinco anos. (Foto: Antônio Tenório/ArquivoPCR)

Principal novidade da Operação Inverno 2014, a geomanta impermeabilizante de PVC foi aplicada em 100 pontos de risco em várias localidades da cidade do Recife. Entre elas, Vila dos Milagres, Alto do Maracanã, Córrego Manoel Carroceiro, Alto da Telha, Córrego do Morcego, Lagoa Encantada, Córrego do Euclides, Ibura de Baixo e Córrego do Curió. Com uma maior durabilidade e garantia de cinco anos, a impermeabilização é revestida com uma camada de proteção mecânica de cimento e pigmento na cor verde.

Moradora do Alto do Maracanã, no bairro de Dois Unidos, Simone Gomes é uma das pessoas que está sendo beneficiada com a aplicação de geomanta. “Agora estamos nos sentindo mais seguros para passar o inverno. Nas últimas chuvas que caíram, não tivemos problemas com a barreira“, disse. Na mesma localidade, a moradora Edna Durval também comemorou a intervenção. “Estou achando melhor que a lona plástica”, afirmou.

De acordo com o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Adalberto Freitas, a nova tecnologia está sendo levada primeiramente aos pontos mais críticos que foram identificados pelas equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil. “É uma solução temporária que apresenta maior eficácia que a lona plástica e fará a proteção das encostas enquanto a Prefeitura trabalha para executar as obras de contenção“, explicou.

GEOMANTA – O material foi utilizado na proteção de taludes de canais de irrigação em solos arenoso, aluviões e rochosos para manter a estrutura de corte e impermeabilidade no Canal do Baixio de Irecê e no Canal do Salitre, ambos na Bahia. Esse produto foi aprimorado, tendo suas resistências aumentadas, para ser utilizado nos taludes das encostas com o objetivo de garantir ainda mais a proteção dos cortes dos morros e da necessidade de drenos impermeáveis.