NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 31.07.15 - 16h54

Emlurb retoma limpeza do Rio Capibaribe com embarcação

img_alt

Além da coleta dos resíduos flutuantes, a cada 30 dias, a Emlurb realiza a limpeza nos manguezais que margeiam o rio Capibaribe. (Foto: Antônio Tenório/ PCR)

 

Para reduzir o lixo flutuante depositado no Rio Capibaribe, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) está retomando a limpeza do local com a utilização de uma embarcação. O objetivo é contribuir com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domesticos. O Ecobarco voltou nesta sexta-feira (31/7), saindo do Marco Zero, no bairro do Recife, às 14h.

O Ecobarco tem fabricação em aço e suas dimensões são 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura. Além disso, conta com uma espécie de pá mecânica automática habilitada para remover materiais mais pesados, como sofás e troncos. A expectativa é a de que sejam recolhidas 18,5 toneladas de lixo por mês. A tripulação é formada por um marinheiro e dois ajudantes, que realizarão o trabalho de segunda a sábado. Haverá, ainda, o suporte de um barco de menor porte para facilitar o acesso às áreas mais difíceis. Toda a extensão do rio Capibaribe será contemplada.

Os resíduos recolhidos pela embarcação serão depositados em pontos de coleta nas margens do rio Capibaribe, para serem removidos pelo caminhão compactador da Emlurb e levados até o aterro sanitário. O serviço será executado provisoriamente por seis meses, pois está contemplado em definitivo no novo contrato de limpeza urbana, cujo processo licitatório está em andamento. O investimento para a ação é de R$ 145 mil.

“Estamos trabalhando com uma embarcação mais robusta e estável, que tem capacidade para coletar grandes volumes, a exemplo de sofás e geladeiras, que, infelizmente, ainda são encontrados no rio Capibaribe. Além da importância do serviço, é fundamental a conscientização das pessoas sobre o descarte correto do lixo”, destaca a diretora de Limpeza Urbana, Maria Carolina Azevedo.

A diretora lembra, ainda, que a Prefeitura disponibiliza meios para o descarte correto dos materiais. “Para se desfazer de metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas a população pode utilizar uma das sete EcoEstações disponíveis na cidade: Ibura, Imbiribeira, Campo Grande, Totó e Cohab, Torrões e Torre. Os equipamentos funcionam de segunda a sábado, das 8h às 16h”, explica. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone 156 da Emlurb.

Além da coleta dos resíduos flutuantes, a cada 30 dias, a Emlurb realiza a limpeza nos manguezais que margeiam o rio Capibaribe. As intervenções acontecem ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte, beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, na área que fica em frente ao Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, Cais José Estelita, Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela. Cada ação conta com o trabalho de 10 homens, duas caçambas estacionárias para o recolhimento do lixo e retira uma média de 70 toneladas de resíduos das margens do rio.