NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 31.07.15 - 13h22

Geraldo Julio vistoria obras no Mercado da Encruzilhada e novo pátio de feira de Água Fria

img_alt

Prefeito visitou o Mercado da Encruzilhada, que está recebendo uma obra de requalificação, e o novo pátio da feira de Água Fria. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio circulou na manhã desta sexta-feira (31) por dois grandes centros de comércio popular do Recife que estão recebendo intervenções da Prefeitura para a mobilidade e controle urbano. A primeira parada do gestor foi no Mercado da Encruzilhada, que está recebendo uma obra de requalificação. Em seguida, Geraldo foi até o local onde está sendo construído o novo pátio da feira de Água Fria, onde conversou com os feirantes que serão contemplados com a área.

Geraldo aproveitou para tomar café da manhã no Mercado da Encruzilhada e conversou com permissionários e frequentadores do mercado. No local, está em andamento a requalificação do setor de pescados, da praça de alimentação e a construção de sete novos espaços de vendas. Cerca de R$ 340 mil estão sendo investidos na requalificação.

Já em Água Fria, o prefeito viu de perto a estrutura que estará disponível para comerciantes e compradores ainda este ano. “O povo do Recife gosta muito de frequentar mercados e a cidade possui um número grande deles. Nós estamos fazendo um grande trabalho de requalificação destes mercados e o entorno das feiras, como na Encruzilhada e Água Fria”, explicou.

O prefeito lembrou ainda que somente em Água Fria, mais de 150 famílias que sobrevivem da comercialização de frutas e verduras estão sendo beneficiadas com esta obra, orçada em R$ 1,1 milhão. “Nós temos esta área externa que vai atender a população com muito conforto, principalmente com a parte de alimentação, e dentro do prédio ficarão 155 comerciantes, dando renda para quem mais precisa”, acrescentou Geraldo.


O novo pátio de feira de Água Fria vai permitir a realocação dos comerciantes informais que ficam, hoje, nas ruas do entorno do equipamento. O novo espaço vai dispor de sistema elétricos e hidráulico, ventilação e banheiros. Com as calçadas liberadas para os pedestres, haverá um enorme ganho para a mobilidade em toda a área. A área está localizada na Avenida Beberibe, número 1984, vai abrigar 155 bancas de dois metros quadrados e 36 boxes de quase quatro metros. A área total do terreno é de 1.717 metros quadrados e ainda haverá área para estacionamento. 

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, acompanhou a visita e lembrou ainda das ações que a Prefeitura está executando em áreas estratégicas de grande comércio popular. “Nós estamos fazendo estas ações desde o começo da gestão e são ações de longo prazo. Nós organizamos o comércio ambulante, criamos espaços para estes comerciantes, dando mais conforto para eles e para a população, liberamos calçadas. É um conjunto de ações que executamos em áreas estratégicas, como Água Fria, Beberibe, Casa Amarela, Afogados, Nova Descoberta, Jordão, Centro do Recife. Daqui para frente nós vamos começar com as entregas destes espaços”, detalhou.

PONTE DE FERRO – A Prefeitura do Recife realizou em outubro de 2013 uma grande ação para a liberação das calçadas para os pedestres. O local era marcado pela ocupação de ambulantes, que perdurou por anos. O trabalho foi coordenado a partir de um acordo firmado entre a Prefeitura da Cidade do Recife e os próprios trabalhadores do comércio informal. Os comerciantes passaram a trabalhar em uma área disponibilizada na Dantas Barreto. 

CENTRO DO RECIFE – Já foram realizadas ações de ordenamento em toda a extensão das ruas da Palma, da Penha, Ubaldo Gomes de Matos e Direita, em trechos das ruas Matias de Albuquerque e Pedro Ivo, na Praça Dom Vital e avenidas Guararapes e Conde da Boa Vista. Os largos comerciais dos bairros de Beberibe, Água Fria, Afogados, Casa Amarela, Nova Descoberta e Jordão também já foram ordenados.

PÁTIO DE FEIRAS – Os pátios de feira que vão realocar comerciantes informais vão dispor de sistema elétricos e hidráulico, ventilação e sanitários. O horário de funcionamento deles será das 6h as 18h de segunda à sábado e de 6h à 13h aos domingos. Os locais vão abrigar os comerciantes que ficam, hoje, nas ruas do entorno dos equipamentos. Com as calçadas liberadas para os pedestres, haverá um enorme ganho para a mobilidade. 

O Pátio de Feira de Água Fria, localizado na Avenida Beberibe, onde funcionou o antigo Cine Império, vai abrigar 155 bancas de 2 m² e 36 boxes de quase 4 m². A área total do terreno é de 1.717 m². Haverá área para estacionamento.

O Pátio de Feira de Afogados, localizado da Rua João Carlos Guimarães, vai abrigar 567 bancas de 2 m². A área total do terreno é de 3.580 m². Haverá área de higienização de produtos no local.

O Pátio de Feira de Nova Descoberta, localizado na esquina da Avenida Nova Descoberta com a Rua Teolândia, vai abrigar 182 bancas de 2 m² e 12 boxes de 4 m². A área total do terreno é de 850 m². Haverá sanitários no local.

MERCADO DA COBAL – No bairro de Casa Amarela, comerciantes informais saíram das ruas e ganharam novos espaços dentro do Mercado da Cobal, que foi revitalizado.