NOTÍCIAS

Administração | 31.07.15 - 16h51

Novo programa de nutrição incentiva vida saudável entre servidores

img_alt

Atividade foi anunciada no aulão de ginástica que integra o Programa de Incentivo à Atividade Física. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Nesta quinta-feira (30), o servidor da Prefeitura do Recife ganhou mais oportunidade de cuidar de sua saúde. Foi lançado o Programa de Orientação Nutricional da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, que é integrado ao Programa de Incentivo à Atividade Física. A nova ação acontece a partir de agosto e terá duas frentes: o atendimento individual clínico duas vezes por semana e palestras e orientação nutricional, que acontecerão em um dia determinado, semanalmente, nos andares do edifício-sede. A iniciativa é totalmente gratuita e mobilizará professores e estudantes de nutrição da Faculdade Guararapes, parceira da PCR na ação.

 

A diretora da Escola de Saúde e Educação da Faculdade, Leticia Scorsi, fez uma palestra sobre alimentação saudável e explicou como se dará o programa. Inicialmente, obedecendo como se dará o programa. Inicialmente, obedecendo o mesmo cronograma das aulas de exercício físico, os estudantes e professores de nutrição farão uma avaliação com os servidores através de pesagem, medição corporal e aplicação de um questionário sobre hábitos alimentares.

Assim, após a apuração das informações, os profissionais farão pequenas palestras com dicas e orientações nutricionais de acordo com as necessidades identificadas. Para os que precisarem de um acompanhamento mais especializado, também será oferecido uma consulta individual, mediante marcação prévia. A atividade fará parte da grade de estágio curricular da instituição de ensino e segue até o fim deste ano. "Se o servidor colocar em prática as orientações, em pouco tempo já veremos a diferença na vida funcional dele, gerando melhores hábitos e mais disposição", afirmou a Letícia.

Junto com o lançamento, foi realizada a 2º edição do aulão de ginástica. Desta vez, a professora Ricarda Cardoso fez uma aula com exercícios aeróbicos e ritmos dançantes, colocando todos para mexer corpo através da dança e do alongamento. "O Servidor de Valor trabalha em prol da melhoria da vida funcional do servidor nos três âmbitos: corpo, alma e mente. Agora, todos poderão aliar a atividade física e a orientação nutricional, sem custo algum. Esta é sem dúvida uma ação pioneira e um diferencial", afirmou o secretário da SADGP, Marconi Muzzio.


Incentivo à atividade física - O projeto de incentivo a uma vida saudável da Prefeitura do Recife foi iniciado em março deste ano. Durante toda a semana, nos corredores dos andares do edifício-sede da PCR, professores ministram pequenas aulas com duração de 30 minutos para os funcionários interessados. As atividades seguem um cronograma, no qual cada andar tem o seu dia e hora marcados. Todos os profissionais envolvidos são da Academia Recife, da Secretaria de Saúde do Recife.