Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.07.22 - 19h23

Prefeitura do Recife disponibiliza mais de 2,1 mil exames no mamógrafo móvel em agosto

img_alt

Os 2.120 exames realizados no equipamento serão feitos por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. (Foto: Secretaria de Saúde do Recife)


Em uma ação continuada de prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura do Recife vai disponibilizar 2.120 vagas para realização de mamografias gratuitas, em agosto, no mamógrafo móvel. Os exames serão feitos por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. Ao todo, serão realizadas 27 ações nos oito Distritos Sanitários da cidade, contemplando mulheres entre 50 e 69 anos. A programação completa pode ser conferida neste link:
https://bit.ly/MamografoAgosto.

Em cada local, serão oferecidas 80 vagas (metade pela manhã e outra metade à tarde) - exceto nos dias 27 de agosto, quando serão disponibilizadas, em cada local, 40 vagas, das 8h às 12h. No dia do exame, é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. No espaço onde é realizado o exame, continua sendo obrigatório o uso de máscara e o respeito ao distanciamento físico, seguindo os protocolos sanitários vigentes. 

O resultado da mamografia sai em até 30 dias, na própria unidade em que o caminhão permaneceu – ou na mais próxima do ponto da ação. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos, que é preconizada pelo Ministério da Saúde, e precisa fazer o procedimento deve procurar a unidade de saúde de referência e solicitar um encaminhamento.  

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento a cada dois anos.  

COMO IDENTIFICAR - As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; mudanças no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.   

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, alguns hábitos saudáveis ajudam. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas auxiliam na redução do risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.