Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 31.07.22 - 19h30

Viva os Bairros chega à Praça do Hipódromo

img_alt

Prefeito João Campos conferiu o evento realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, neste domingo (31). Viva os Bairros oferece diversão para toda a família com muita música e brincadeiras. (Foto: Edson Holanda/PCR)


O Viva os Bairros chegou ao bairro do Hipódromo, neste domingo (31), promovendo ações de lazer, cultura e saúde para toda a família, neste final das férias escolares.  Música, brincadeiras infantis, vacinação, feira de adoção de animais, além de feirinha de gastronomia e artesanato fizeram parte da programação que teve início às 9h e seguiu até às 17h. O prefeito do Recife, João Campos, esteve na Praça do Hipódromo, durante a tarde, conferiu de perto as atividades e conversou com os moradores e visitantes do bairro. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife envolvendo outras secretarias que dão apoio à realização do evento.

De acordo com o prefeito, com o sucesso do Viva Guararapes, que leva lazer e entretenimento ao centro da capital pernambucana, a Prefeitura passou a realizar edições descentralizadas. “A gente está aqui no Hipódromo em mais um Viva os Bairros no Recife. Está bonita a feira com 150 expositores, tem área de recreação, polo de saúde, polo de adoção de animais. Como a gente faz na Avenida Guararapes, também temos feito nos bairros. É bonito de ver as famílias todas aproveitando e curtindo o Recife, o que a gente tem de mais precioso. Parabéns a todos os envolvidos, vamos seguir por vários bairros do Recife, levando cultura, lazer, entretenimento, atividades de saúde, para fazer com que o recifense viva a nossa cidade”, comentou João Campos. 

Além de atrações musicais, serviços diversos e brinquedos dos mais variados tipos, o Viva os Bairros realizado no Hipódromo contou com uma feira de economia criativa, fomentando o empreendedorismo local. Uma das expositoras da feira foi Maria Janaína Lopes, 47 anos, que vende bijuterias, além de acessórios para pets. Ela costuma comercializar os seus produtos uma vez por mês na feirinha da Praça do Hipódromo, mas com o Viva os Bairros, conseguiu vender ainda mais. “O público multiplicou aqui na Praça, as vendas melhoraram bastante. Os meus clientes estão amando porque o movimento, inclusive, melhora a segurança na área. Além disso, eu estou curtindo de várias formas, já fiz até aula de zumba”, contou animada a artesã.

Quem também aprovou o Viva os Bairros foi a operadora de telemarketing, Josi Costa, 42 anos, que mora em Campo Grande, e levou os filhos Vinícius, de 11 anos, e Júlia, de 8 anos, para se divertirem na Praça do Hipódromo: “Eu vi que haveria essa ação nas redes sociais e resolvi vir conferir, minha cunhada também veio com os dois filhos. É um momento de interação entre as pessoas, é muito bacana, um grande benefício. E as crianças estão podendo aproveitar neste finalzinho das férias”.

A aposentada Socorro Sobral, tem 77 anos, mora perto da Praça do Hipódromo desde 1982, quando se casou. Ela contou que o marido, que faleceu de covid-19 no ano passado, foi um dos primeiros moradores do bairro, ainda em 1945. Para ela, a realização da Prefeitura do Recife é muito importante para trazer vida e movimento ao bairro. “Aqui é um bairro perfeito, perto de tudo, temos acesso a tudo e ainda é muito bucólico. Temos muita afetividade por esse bairro, vivi muita coisa aqui. Essa ação é muito boa para revitalizar o bairro, os moradores antigos se sentem valorizados e prestigiados. Com isso, os adolescentes e jovens passam a curtir o local também”, disse ela, sentada junto às amigas, em frente a casa da vizinha.

O evento também ofereceu vacinação contra a covid-19 e contra a gripe sem necessidade de agendamento prévio. Em outro ponto da praça, a ONG parceira da prefeitura nas ações do Viva os Bairros, Abrigo Amigo Bicho ofereceu um espaço para adoção de cachorrinhos. No polo infantil, as crianças aproveitaram as atividades de recreação, pula-pula e brinquedos infláveis. A Companhia Brincantes de Circo promoveu vivências de técnicas circenses. O palco cultural e artístico recebeu a Família Pernambuco; a Escola Thâmara e Perna Pesada, com aulão de capoeira; o grupo Seresta Moderna de Campo Grande; aulão de Zumba, com Dayana Santos; apresentação de Jorge Silva; e, fechando a tarde, o Maracatu Várzea do Capibaribe.