NOTÍCIAS

Cultura | 31.08.12 - 17h56

Beneficiários do Bolsa Escola participam de palestra do Escola para Pais e Filhos

Cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Vila Sésamo, na RPA 6, estiveram presentes hoje no Centro Paulo Freire

Por Fábio Callado

[caption id="attachment_25262" align="alignleft" width="334"] Cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Vila Sésamo, na RPA 6, estiveram presentes no Centro Paulo Freire. Foto: Antônio Tenório[/caption]

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio dos programas Bolsa Escola Municipal e Escola que Protege, realizou, na tarde desta sexta-feira (31), mais um encontro do ciclo de palestras “Escola para Pais e Filhos” no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Participaram cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Vila Sésamo, localizada no bairro do Ibura (RPA 6).

A palestra foi apresentada pela professora e psicóloga da Gerência de Trabalho em Orientação Sexual (GTOS) da Seel, Tereza Farias, que abordou os temas Expressões da sexualidade na infância e adolescência e As diferenças de gênero.

Em seguida, foi exibido o documentário Vida Maria, de Márcio Ramos, que retrata várias histórias de nordestinos. “É um olhar muito diferenciado a respeito das semelhanças entre meninos e meninas na questão das relações interpessoais que envolvem o respeito ao outro, o compartilhar, a boa convivência e o cuidado de si mesmo”, explicou Tereza.

A estudante do oitavo ano da E. M. Vila Sésamo, L.R., de 15 anos, veio pela segunda vez ao Centro e assistiu atenta ao documentário e à palestra. “Gostei muito do filme e da psicóloga. Ela me chamou a atenção para o respeito que temos que ter pelas diferenças”, afirmou.

Uma das coordenadoras das atividades pedagógico-culturais da Diretoria de Apoio Social à Educação (Dase), Mônica Aquino, falou do objetivo desta palestra para os filhos beneficiários. “É um tema polêmico. Quanto mais discutido, maior é a possibilidade de esclarecer e respeitar a convivência e o papel das pessoas na sociedade. A discussão com as famílias no último encontro e agora com os filhos, tende a esclarecer melhor essa temática. Quanto mais conhecemos, melhor enfrentamos as situações de conflitos”, lembrou.

Na última terça-feira (28), os pais destes beneficiários participaram de uma palestra com a mesma temática, na 3ª Vara da Infância e da Juventude, na Boa Vista.