Beneficiários do Bolsa Escola participam de palestra do Escola para Pais e Filhos
Cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Vila Sésamo, na RPA 6, estiveram presentes hoje no Centro Paulo Freire
Por Fábio Callado
 Cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Vila Sésamo, na RPA 6, estiveram presentes no Centro Paulo Freire. Foto: Antônio Tenório[/caption]
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio dos programas Bolsa Escola Municipal e Escola que Protege, realizou, na tarde desta sexta-feira (31), mais um encontro do ciclo de palestras “Escola para Pais e Filhos” no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Participaram cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Vila Sésamo, localizada no bairro do Ibura (RPA 6).
A palestra foi apresentada pela professora e psicóloga da Gerência de Trabalho em Orientação Sexual (GTOS) da Seel, Tereza Farias, que abordou os temas Expressões da sexualidade na infância e adolescência e As diferenças de gênero.
Em seguida, foi exibido o documentário Vida Maria, de Márcio Ramos, que retrata várias histórias de nordestinos. “É um olhar muito diferenciado a respeito das semelhanças entre meninos e meninas na questão das relações interpessoais que envolvem o respeito ao outro, o compartilhar, a boa convivência e o cuidado de si mesmo”, explicou Tereza.
A estudante do oitavo ano da E. M. Vila Sésamo, L.R., de 15 anos, veio pela segunda vez ao Centro e assistiu atenta ao documentário e à palestra. “Gostei muito do filme e da psicóloga. Ela me chamou a atenção para o respeito que temos que ter pelas diferenças”, afirmou.
Uma das coordenadoras das atividades pedagógico-culturais da Diretoria de Apoio Social à Educação (Dase), Mônica Aquino, falou do objetivo desta palestra para os filhos beneficiários. “É um tema polêmico. Quanto mais discutido, maior é a possibilidade de esclarecer e respeitar a convivência e o papel das pessoas na sociedade. A discussão com as famílias no último encontro e agora com os filhos, tende a esclarecer melhor essa temática. Quanto mais conhecemos, melhor enfrentamos as situações de conflitos”, lembrou.
Na última terça-feira (28), os pais destes beneficiários participaram de uma palestra com a mesma temática, na 3ª Vara da Infância e da Juventude, na Boa Vista.