NOTÍCIAS

Cultura | 31.08.12 - 18h54

Começou a 5ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa

[caption id="attachment_25283" align="alignleft" width="334"] Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório do Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena. Foto: Antônio Tenório[/caption]

Muita animação marcou a tarde desta sexta-feira (31) no ato de lançamento do 5º Jogos da Pessoa Idosa. Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório do Centro de Formação Paulo Freire, no bairro da Madalena, para conferir a programação dos jogos que iniciam suas atividades no próximo dia 16.

Estiveram presentes no evento a Gerente do Idoso da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Kilvia Martins, a Diretora de Lazer do Geraldão, Socorro Pereira e a Diretora Presidente do Geraldão, Renata Lucena, que enfatizou a importância dos jogos para o público idoso e a política que foi desenvolvida e consolidada pela atual gestão municipal durante esses cinco anos de edição dos jogos, “O idoso antes era tratado como uma pessoa que não tinha possibilidades e que era muito limitado. Através das atividades de esporte e lazer construímos juntos com os idosos outras possibilidades, mostrando que era possível garantir a cidadania para essas pessoas”.

O coral Novo Milênio, composto por idosas, abriu o evento com a apresentação de cinco músicas regionais, incluído canções de Luiz Gonzaga. Para finalizar a tarde a dançarina do ventre Jacira Shiramush, 74 anos, dançou e animou o público com sua performance. Além dessas apresentações, o casal de bailarinos e professores dos Círculos Populares de Esporte e Lazer, Salomão Santos e Jacilene Oliveira, apresentaram a coreografia de um bolero.

Inscrições - As inscrições para os jogos se iniciam a partir da próxima segunda-feira (3) e se estendem até o dia 14, na diretoria de lazer do Geraldão, das 8h às 12h e das 14h às 17h. No ato da inscrição o idoso precisa apresentar a cópia de um documento de identificação com foto, além de apresentar um protocolo de saúde, fornecido através da Secretaria de Saúde, ou um atestado médico. “É uma forma de fazer o idoso participar das atividades dos jogos com segurança e sem correr riscos”, afirma a diretora de lazer do Geraldão, Socorro Pereira.