NOTÍCIAS

Cultura | 31.08.12 - 09h57

Orçamento Participativo elege prioridades para público afrodescendente

Diversas ações direcionadas para o segmento já foram desenvolvidas por meio do OP, entre elas, o monitoramento dos terreiros

[caption id="attachment_25286" align="alignleft" width="334"] Diversas ações direcionadas para o segmento já foram desenvolvidas por meio do OP, como o monitoramento dos terreiros. Foto: Clélio Tomaz[/caption]

A Prefeitura do Recife segue com o calendário de plenárias temáticas. Na noite desta quinta-feira (30), o antigo Colégio Nóbrega, situado no bairro da Boa Vista, foi sede do Orçamento Participativo de Negros e Negras. A plenária foi aberta com uma saudação a Jurema, feita pelo grupo Coco de Besouro Manganga.

Durante o evento, através de uma listagem contendo 16 políticas públicas voltadas para educação, gênero, saúde da população negra, juventude, cultura, religião e igualdade, os participantes escolheram três ações prioritárias, que serão implementadas a partir de 2013. “Os militantes negros têm uma história muito árdua e por isso, escolhemos um OP focado nas questões raciais. Durante anos, os afrodescendentes foram esquecidos e a reparação pelo tempo perdido tem que ser feita. Através da gestão municipal, nos últimos anos, nossa história começou a mudar”, disse o assessor executivo da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Cirilo Mota.

A garantia da implementação da lei 10.639, recebeu a maior quantidade de votos. Diversas ações direcionadas ao público afrodescendente já foram desenvolvidas por meio do Orçamento Participativo, entre elas estão o monitoramento dos terreiros e a instalação do Conselho de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Na ocasião, dos 23 candidatos a delegados do OP, 19 foram eleitos. Eles representam os moradores e possuem a função de responsáveis por fiscalizar o andamento das obras e ações. O encontro temático reuniu 332 pessoas, que acompanharam atentamente o resultado da plenária.

O OP temático de Negros e Negras se despediu do público com apresentação do grupo de dança afoxé Oxum Pandá e de caboclinho Tributo Taquaraci.

Confira abaixo a lista com as três ações mais votadas:

1ª Ação: A prefeitura deve garantir a implementação de lei 10.639, prestando contas ao Fórum Temático de Negros e Negras do OP e ao Conselho Municipal de Igualdade Racial para que façam o monitoramento e controle social. Total de votos: 620;

2ª Ação: Fortalecimento da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com a criação da Secretaria de Igualdade Racial; Total de votos: 429.

3ªAção: Propor a criação de uma minuta que altere a subseção II, artigo 51 e 55 das emissões sonoras do código de meio ambiente e de equilíbrio ecológico da cidade do Recife, proporcionando os mesmos direitos às religiões de matriz africana e afro-brasileira que são concedidas a religião católica. Total de votos: 377.

ASSUNTOS: