NOTÍCIAS

| 31.08.12 - 19h17

Plenária do Orçamento Participativo elege prioridades para a saúde

[caption id="attachment_25281" align="alignleft" width="334"] A Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Saúde realizou mais uma plenária temática do Orçamento Participativo. Foto: Clélio Tomaz[/caption]

A Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira (31), mais uma plenária temática do Orçamento Participativo. Desta vez, para eleger as prioridades de investimento em obras e serviços para o segmento da saúde. O encontro aconteceu no antigo Colégio Nóbrega, na Rua do Príncipe, Boa Vista.

Durante a Plenária, 382 pessoas se cadastraram e elegeram 30 delegados para acompanhar o andamento das ações votadas. Em primeiro lugar, com 97 votos, o público escolheu transformar mais três CAPS  (Centros de Atendimento Psicosocial) em centros de funcionamento 24h, para garantir que estejam prontos para atendimento à crianças e adolescentes.

Outras ações mais votadas foram: Ampliar e qualificar a cobertura da estratégia do Saúde da Família para 70%, priorizando as áreas com menor cobertura. Consolidação e Aperfeiçoamento da Atenção Básica. Consolidação e Aperfeiçoamento da Atenção a Média e Alta Complexidade, que visa ampliar e qualificar o laboratório municipal de saúde pública 24h, informatizando seus serviços e priorizando as policlínicas.

Na ocasião, o público pode acompanhar os avanços na área da saúde a partir do balanço da gestão apresentado pelo secretário da saúde Humberto Antunes. O encontro contou também com a presença do Coordenador do OP, Aurílio Muniz, a representante do Conselho Municipal de saúde, Euzanira da Silva, o representante do OP saúde, Severino Vigílio e da secretária da Mulher, Rejane Pereira. “O OP é uma conquista da gestão democrática, a participação popular é essencial para apontar os avanços na área da saúde no próximo período”, afirmou o secretário da Saúde, Humberto Antunes.