NOTÍCIAS

Turismo | 31.08.15 - 10h05

Domingo de festa e solidariedade no Recife Antigo

img_alt

Além das comemorações ao Dia do Voluntariado, teve leitura, desenho, muitos shows e práticas esportivas no bairro mais animado da cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Leitores, desenhistas, ciclistas, sambistas, gente de todas as idades, de várias partes do Recife e até de municípios vizinhos aproveitou a programação do projeto Recife Antigo de Coração, durante todo o dia de hoje, nas ruas do bairro histórico. Das 8h às 22h, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, ofereceu música, brincadeira, práticas esportivas e muita diversão para quem decidiu aproveitar o dia de folga ao ar livre.

Logo pela manhã, a solidariedade foi premiada no espaço do Transforma Recife, na Avenida Rio Branco, com a presença do prefeito Geraldo Julio, que entregou certificados aos voluntários mais assíduos da plataforma, inédita no Brasil, criada pela Prefeitura do Recife para conciliar oferta e demanda de voluntários na cidade. No palco da Alfredo Lisboa, uma festa para celebrar o Dia do Voluntariado foi comandada pela cantora Adriana B, com a participação de Cristina Amaral e Polyana Resende.

Pertinho dali, no polo infantil, a movimentação foi grande desde o início da manhã. A contadora Tatiane Pinheiro chegou cedo para curtir a programação que já virou tradição familiar. "A gente sempre vem. É sagrado. Adultos, crianças, idosos, todo mundo se diverte", disse.

Janderson Nunes e sua esposa, Zielva Nunes, já consideram seriamente a possibilidade de adotar o Recife Antigo de Coração como lazer cativo dos domingos. Depois de pedalar dos Coelhos até o bairro histórico com a caçula Suelen, de um ano, na garupa, eles eram só elogios ao projeto. "É muito bom. Tem atividade pra gente grande e pequena. Foi amor à primeira vista. Mês que vem a gente volta", assegurou Janderson.

A manicure Rosimere da Silva, 47 anos, também chegou de bicicleta para aproveitar a festa a céu aberto promovida pela Prefeitura do Recife. "Vim de Joana Bezerra para conhecer o projeto. E vou voltar pra lá dizendo a todo mundo que é o pipoco", brincou.

Gabriele Layme, 18 anos, atravessou fronteiras pedalando para se divertir no bairro. Saiu de Pau Amarelo com dois amigos para curtir o movimento no bairro. "Venho sempre. Vejo os shows, dou um passeio. Acho muito legal", disse Gabriele, que adora livros e ficou entusiasmada com o Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz, que encerrou hoje sua 13ª edição no bairro com contação de história, recital, além de venda e exposição de livros.

A dona de casa Risales Cristina também veio de Olinda para aproveitar a programação no bairro. E trouxe toda a sua seleção de craques familiar. "Vim com meu marido, meus filhos, vizinhos. Todo mundo querendo jogar. Só eu que fico na torcida", disse.

À tarde, a grande atração foi o recifense Thony Silas, que integra o time de ilustradores da DC Comics e da Marvel, e ensinou noções básicas de desenho em duas concorridas aulas gratuitas de 30 minutos de duração.

A partir das 15h, na Rua da Moeda, teve a comemoração do aniversário de seis anos do Clube do Samba, promovido por Karynna Spinelli, com um cortejo do Maracatu Nação Porto Rico e apresentações de Trombomba, Romero Ferro, Abissal, Marcelino Granja, DJ 440 e Júnior Parente. E, na Praça do Arsenal, das 17h às 21h, o Dançando na Rua promoveu um concurso para escolha dos sambas enredo das escolas Gigantes.
Recife Recebe - Este mês, a cidade de Bezerros levou sua cultura para a Avenida Rio Branco, durante a programação do Recife Antigo de Coração. "Em um momento econômico como esse, é muito importante ter essa chance de mostrar nossos atrativos", disse o prefeito e secretário de turismo da cidade, Breno Borba.