Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 31.08.18 - 20h22

Prefeitura entrega premiação para a campeã geral dos Jogos Paralímpicos do Recife

img_alt

Técnico Euclides Tavares recebeu o troféu em nome da equipe do Núcleo de Educação Física e Desportos da UFPE (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Com 40 medalhas de ouro, 21 de prata e 11 e bronze, a equipe do Núcleo de Educação Física e Desportos da UFPE foi a campeã geral dos Jogos Paralímpicos do Recife 2018, que aconteceram entre os dias 10 e 12 deste mês. Na manhã desta sexta (31), a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, e a secretária-executiva de Esportes, Yane Marques, entregaram o troféu referente ao primeiro lugar para o técnico da equipe de Natação da UFPE, Euclides Tavares.

A competição é realizada pela Prefeitura do Recife, com o objetivo de estimular a prática esportiva entre as pessoas com deficiência. “Desde sua retomada, em 2017, os Jogos Paralímpicos têm crescido muito e se consolidaram como um evento importante do calendário esportivo da cidade. É um orgulho entregar o troféu para a equipe campeã”, afirma a secretária Ana Paula Vilaça.

Pentatleta, medalhista olímpica em Londres e bicampeã em Jogos Pan-Americanos, Yane Marques destaca que a ideia é motivar os paratletas e associações para fazer os Jogos Paralímpicos crescerem sempre. “A competição é validada pelas federações e classifica os participantes para competições de nível técnico mais elevado”, lembra.

O técnico Euclides Tavares, que recebeu a premiação em nome de toda a equipe do Núcleo de Educação Física e Desportos da UFPE, destaca que a equipe competiu nas modalidades bocha, atletismo e natação. “Atendemos atletas de várias cidades, como Camaragibe, Olinda e Jaboatão, muitos deles carentes, que enfrentam as dificuldades de locomoção para treinar. O esporte contribui muito para melhorar a saúde, a autoestima e a qualidade de vida deles”, atesta.

COMPETIÇÃO - Os Jogos Paralímpicos do Recife 2018 tiveram cerca de 500 inscritos, sendo 287 paratletas de associações participantes, 25 paratletas de escolas municipais e 166 alunos de escolas municipais participantes das atividades lúdicas. As disputas incluíram modalidades como atletismo, bocha, natação, badminton, goalball, Fut5, tênis de mesa e basquete de cadeira de rodas.