NOTÍCIAS

Política Urbana | 31.08.22 - 12h42

Prefeitura do Recife avança nas obras da segunda etapa do Parque das Graças

img_alt

Trabalhos continuam a todo vapor e novo trecho deverá ser entregue até o final deste ano. (Edson Holanda/PCR)

 

A Prefeitura do Recife avança nas obras da segunda etapa do Parque das Graças, espaço público ao ar livre localizado às margens do Rio Capibaribe, entre as pontes da Torre e da Capunga. Depois da entrega da primeira parte da obra, no final do ano passado, os trabalhos continuam a todo vapor, incluindo a montagem de duas passarelas sobre o rio, a cravação das estacas para os mirantes, a requalificação dos passeios da Rua das Pernambucanas e a execução da rede de drenagem na Rua Sebastião Leme. O segundo trecho das obras inclui uma área de 200 metros para contemplação do rio, nas imediações das ruas Manoel de Almeida e Dom Sebastião Leme, com uma faixa compartilhada entre pedestres e ciclistas. Nesta quarta-feira (31), o prefeito João Campos vistoriou as obras desta segunda etapa que será concluída até o fim deste ano.

“O primeiro trecho já foi entregue, já é conhecido, usado e frequentado pelos recifenses. Este segundo trecho será entregue até o final deste ano. Essa parte é uma das partes mais delicadas do projeto, já que precisou ser feita de uma maneira diferente para ter um impacto menor no meio ambiente. O terceiro trecho vai ser entregue no ano que vem”, comentou João Campos durante a visita. “No total, o Parque das Graças vai ter uma extensão de aproximadamente 900 metros. É o trecho mais extenso do parque linear das margens do Capibaribe. Será uma entrega importante e é fundamental ter essa relação com esse grande patrimônio da cidade, que é o rio. A gente vai entregar uma obra de grande qualidade, que já está sendo usada por muita gente em outros pontos. O Recife inteiro vai conhecer e viver o Parque Capibaribe e o Parque das Graças”, completou.

O equipamento, que vem sendo construído pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), é um convite à contemplação do Rio Capibaribe, um dos grandes símbolos do Recife. A concepção do projeto executivo é fruto do diálogo com os moradores da área e especialistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem o objetivo de reconectar a população com o rio, como parte do Parque Capibaribe, sistema de parques integrados no Recife que se estenderá por 30 km do percurso do Rio Capibaribe. “Essa área do segundo trecho, de contemplação do rio, terá cerca de 200 metros de extensão. As pessoas vão poder ter a vista do rio. Haverá uma passarela com 85 metros de comprimento e uma faixa compartilhada entre pedestres e ciclistas. As pessoas vão poder apreciar o rio e ter mais contato com a natureza. Nos demais trechos, haverá ainda equipamentos como Parcão e área de piquinique”, explicou a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas.

O projeto contará ainda com duas passarelas paralelas à margem do rio estão sendo implantadas para viabilizar a continuidade do passeio nos trechos onde não havia largura suficiente para passagem. A primeira delas fica entre as ruas Aníbal Falcão e Manoel de Almeida, tem 85m de extensão e já está com a estrutura concluída. Já a segunda, com 125m, situada entre a Rua Dr. Osvaldo Salsa e a Rua das Pernambucanas, está em fase de montagem, com a cravação das estacas concluída e a contenção da margem em andamento. Já foi iniciada também a cravação das estacas para os dois mirantes. Com 400 viagens de caminhão basculante, já foram retiradas mais de 5,3 mil toneladas de entulhos da margem do rio. 

Além disso, as obras incluem melhorias em uma área total de 750m em vias de acesso ao novo parque, sendo 200m da Rua Dom Sebastião Leme, que ganha melhorias na drenagem, e mais 550m da Rua das Pernambucanas, onde está sendo feita a requalificação dos passeios públicos, com instalação de meio fio, calçada em concreto, piso tátil e rampa de acessibilidade. O projeto completo prevê a implementação de um Parcão, próximo à rua Osvaldo Salsa, dois mirantes, área de ginástica, áreas para piquenique e convivência, bicicletários, pergolados e píer flutuante. Ao final, o local passará a contar com um total de 1.011m de rotas cicláveis.

CONVIVÊNCIA - Entregue no final de 2021, a primeira parte do Parque das Graças oferece à população amplos passeios públicos, playgrounds, áreas para piquenique, tirolesa, bancos e paisagismo. A etapa concluída começa na altura da Rua Amélia e segue até a Rua Manoel de Almeida, trazendo uma via de baixa velocidade compartilhada entre pedestres, ciclistas e veículos motorizados. O parque voltado para a primeira infância é o primeiro deste tipo na cidade e dispõe de piso emborrachado, brinquedo em mola, gangorra e monte escalador. Já o espaço para as crianças maiores de seis anos conta com pirâmide de escalada, três trampolins, casinha com escorregador e balanço para três lugares. 

PARQUE CAPIBARIBE - O Parque Capibaribe consiste na renaturalização das margens do rio e na implantação de um sistema de mobilidade com passeios e ciclovias, além de revelar paisagens locais com áreas de estar, passarelas e píeres para pequenas embarcações. Todo o projeto beneficiará mais de 500 mil pessoas e 44 bairros. Já foram implantados o Jardim do Baobá, nas Graças, e a Praça Otávio de Freitas, no Derby. O parque estende-se desde a BR 101 até o centro do Recife. O projeto Parque Capibaribe está atualmente ligado à Secretaria de Desenvolvimento de Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e é coordenado pelo Gabinete de  Projetos Especiais (Gabpe) e foi desenvolvido pelo INCITI/UFPE.