Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 31.08.22 - 12h38

Prefeitura do Recife promove estreia do Projeto Ciranda no Pátio, na próxima sexta

img_alt

No próximo dia 2, a partir das 17h30, três grupos de ciranda e a cantora Isadora Melo se apresentam na estreia do projeto Ciranda no Pátio, que retoma uma antiga tradição cultural do Pátio de São Pedro, onde o Recife se encontra há séculos com suas raízes culturais mais profundas. Programação terá periodicidade mensal. (Foto: Wesley D’Almeida/Arquivo PCR)


Sexta-feira (2) é dia de dar as mãos à nova e cada vez mais intensa programação cultural do Pátio de São Pedro. A partir das 17h30, o entorno histórico onde brotam as raízes mais profundas da cultura popular recifense receberá o projeto Ciranda no Pátio, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, reunindo grupos de ciranda da Região Metropolitana, para apresentações gratuitas e abertas ao público. 

A programação estreia caprichada e feminina, apresentando em cima do palco, montado no centro do Pátio de São Pedro, as cirandas da Mestra Elisete e da Rosa Vermelha do Recife, além de Mestre Bi e a Ciranda Bela Rosa. A cantora Isadora Melo também vai se apresentar, promovendo o encontro entre gerações, estéticas e referências culturais diferentes, que convergem na força plural e ancestral da música que emana do Recife.

A Ciranda no Pátio, que terá periodicidade mensal, resgata uma programação tradicional, oferecida nos idos de 1970, feita de dança e música, tecida na oralidade e repassada literalmente de mão em mão, em um de seus palcos historicamente mais cativos. A iniciativa faz parte de uma série de ações e programações, previstas para os próximos meses, que integrarão o projeto Cultura que Toca no Pátio, convidando recifenses e visitantes de volta ao local. 

“A retomada das atividades culturais como calendário no Pátio de São Pedro é mais um símbolo do retorno da Cultura às ruas após tantas restrições. E nada como voltar ao Pátio numa legítima ação de salvaguarda da brincadeira popular, que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no ano passado”, celebra a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem.

Para voltar a protagonizar o calendário cultural da cidade, o local tem sido alvo de intervenções públicas frequentes, ganhando desde reforço na iluminação, com direito a iluminação artística de alguns prédios, até requalificações nos espaços culturais, como a Casa do Carnaval, o Memorial Chico Science e o Memorial Luiz Gonzaga.

Domingo - Neste domingo (4), tem mais programação: a cultura popular volta a desfilar suas tradições no Pátio de São Pedro, com a apresentação de três agremiações, a partir das 14h, para embalar os frequentadores dos restaurantes e dos espaços culturais. Os domingos culturais no Pátio serão agenda fixa nos próximos meses, abrindo alas para atrações contempladas no Plano Recife AMA Carnaval.