Prefeitura do Recife divulga programação dos cemitérios do Dia de Finados
Os destaques da programação serão apresentações de música instrumental e a celebração de missas pelo arcebispo Dom Fernando Saburido
A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial de serviços e atividades culturais e religiosas para o Dia de Finados, como a celebração de missas pelo arcebispo Dom Fernando Saburido e apresentações de música instrumental. A abertura dos cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores, Várzea, Casa Amarela e Tejipió está prevista para as 6h. A expectativa é que ao longo do dia 60 mil pessoas visitem as unidades.
No Cemitério de Santo Amaro a programação de eventos começa às 7h com uma missa. Às 8h haverá apresentação do grupo de choro Quinteto de Prata. O ponto alto será a missa das 10h, que será celebrada pelo arcebispo do Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido. O cardeal será acompanhado pelo coral Obra de Maria durante o ato religioso. A programação ainda prevê outras três missas (às 12h, 14h e 17h) e a apresentação do projeto musical Recife de Chorões, às 15h.
Já no Parque das Flores, segundo cemitério com maior número de visitas da cidade, uma missa está agendada para as 7h. Em seguida, às 8h, o projeto Recife de Chorões abrirá as atividades culturais. Ainda no horário da manhã serão celebradas outras duas missas. Já à tarde, a partir das 14h, será retomada a programação com o Quinteto de Prata. As atividades serão encerradas com uma missa celebrada por Dom Fernando Saburido.
Nos outros três cemitérios (Várzea, Casa Amarela e Tejipió) foi montado um esquema especial de serviços e atendimento. Só para informações e limpeza estão mobilizados cerca de 50 servidores. Também será reforçada a segurança com equipes de vigilância e o monitoramento de trânsito (CTTU) no entorno dessas três necrópoles. A Secretaria de Saúde estará em alerta para atender possíveis ocorrências, Dircon e Csurb darão apoio no ordenamento do comércio informal, o IASC no combate ao trabalho infantil, além da Polícia Militar.
A preparação para o Dia de Finados foi iniciada na semana passada com o reforço nos serviços de limpeza e manutenção dos cemitérios públicos. A Fundação de Cultura do Recife e a Arquidiocese do Recife e Olinda são parceiras da PCR na organização da programação.