NOTÍCIAS

Cultura | 31.10.11 - 19h08

Prefeitura do Recife realiza ação contra propaganda irregular em Boa Viagem

Equipes da Prefeitura do Recife realizam, nesta terça-feira (1), uma operação de limpeza para remover cartazes e outros tipos de propagandas afixadas de maneira irregular na cidade. O trabalho, coordenado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) tem início às 8h30, na Avenida Domingos Ferreira, nas proximidades da delegacia de Boa Viagem, zona Sul do Recife. Dez fiscais participam da ação.

Os técnicos da Emlurb irão fazer a retirada dos cartazes e a limpeza do local. O material será fotografado e a Dircon tentará identificar os responsáveis pela ação e assim enviar as notificações.

De acordo com a diretora da Dircon, Roberta Valença, a ação se insere dentro da iniciativa da Prefeitura de endurecer o combate aos cartazes do tipo “lambe-lambe”, proibidos por lei municipal. “A partir deste 1º de novembro, os autores deste tipo de mídia poderão responder criminalmente”, afirma. Segundo ela, “todos os envolvidos, desde produtores, casas e shows e até artistas, poderão ter os nomes encaminhados ao Ministério Público e, posteriormente, às autoridades policiais”, complementa. Após denunciados pelo Ministério Público de Pernambuco, os envolvidos poderão ser alvo de investigação policial, por crime contra o Patrimônio Público.

Somente neste mês, duas reuniões foram realizadas entre a Prefeitura do Recife e a cadeia artística da cidade, no sentido de tentar encontrar uma solução adequada para uma publicidade regulamentada para o setor que seja viável economicamente para os pequenos produtores.