Profissionais da Saúde do Recife e representantes sindicais discutem assédio moral em webconferência
Encontro transmitido a partir do Rio de Janeiro contou com a participação da especialista Margarida Barreto
Por Junior Aguiar
A sede do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest), na Boa Vista, foi ponto de encontro para uma webconferência sobre assédio moral na tarde desta terça-feira (30). O conteúdo foi transmitido diretamente do Rio de Janeiro. A abordagem ficou a cargo da professora doutora Margarida Barreto, especialista no assunto.
O encontro reuniu cerca de 50 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, sindicalistas de categorias ligadas ao setor e representantes de órgãos relacionados à defesa dos diretos dos trabalhadores em Pernambuco. De acordo com o coordenador da política de Saúde do Trabalhador do Recife, Carlos Cazumbá, o evento teve como objetivo adquirir experiências para intensificar a atuação no combate ao assédio moral no trabalho, fortalecendo o funcionamento dos serviços do Cerest Recife.
“Quando o profissional é constrangido no trabalho, ele pode desenvolver transtornos mentais que vão impedi-lo de continuar trabalhando. Nosso intuito foi trocar experiências necessárias para atuarmos de forma otimizada na área, prezando pela saúde do trabalhador recifense, o que faz parte da política do Cerest”, comentou.
Após a palestra, os participantes realizaram uma roda de conversa onde puderam tirar dúvidas. Desde abril, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando encontros semelhantes por meio do Cerest. Já foram debatidos temas que envolvem a redução de adoecimentos e mortes, incapacidade para o trabalho, o papel do Cerest na investigação de ocorrências e um panorama do câncer ocupacional no Brasil.