NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 31.10.15 - 22h42

População de Dois Unidos discute Educação e Esportes no Recife Participa

img_alt

Moradores tiveram oportunidade de conversar com secretários no Fórum Microrregional desta quinta. (Foto:Inaldo Menezes/ PCR)

 

Mais de 70 moradores de Dois Unidos, Linha do Tiro, Beberibe e Campo Grande tiveram a oportunidade de levar suas demandas de Educação e Esportes diretamente aos secretários das pastas na noite desta quinta-feira (29), durante o Fórum Microrregional do Recife Participa realizado no Alto do Capitão, em Dois Unidos.

No início da noite, Sérgio Campelo, gerente de Gestão Participativa da Secretaria de Governo e Participação Social, destacou algumas ações da Prefeitura do Recife na Microrregião Político Administrativa 2.3, como a limpeza e o alargamento do Rio Morno; a implantação de geomanta em várias áreas de morro, como o Córrego da Jaqueira; serviços de pavimentações no Córrego do Euclides e criação de um polo descentralizado de carnaval na área. “A prefeitura tem se esforçado muito para atender a microrregião 2.3. Tudo isso por vontade do prefeito e também por causa da luta da comunidade. As lideranças daqui estão sempre na prefeitura pleiteando melhorias. Muito já foi feito nesta área, mas sabemos que ainda temos muito o que fazer”, disse Campelo.

Em seguida, a secretária-executiva de Gestão de Rede da Secretaria de Educação do Recife, Rossana Albuquerque, apresentou os números de unidades de ensino, investimentos, professores e alunos da rede municipal e também falou das ações desenvolvidas pela gestão desde 2013. “Construímos oito creches-escolas num novo padrão de qualidade e temos outras cinco em obras; entregamos duas novas sedes de escolas e estamos construindo outras cinco para unidades de ensino que foram erguidas em locais pequenos e com condições precárias. Em dois anos, investimos mais de R$ 130 milhões em Educação – valor maior do que o investido na soma dos 12 anos anteriores”, explicou a professora.

Já o secretário de Esportes do Recife, George Braga, destacou o aumento dos investimos em Esportes e a maior quantidade de ofertas de atividades esportivas. “Estamos investindo na reforma do Geraldão para que o ginásio volte a receber grandes eventos esportivos; estamos organizando o Programa de Esportes e Lazer da Cidade (Pelc) e vamos instalar um núcleo do programa aqui nesta comunidade”, adiantou o secretário.

Os moradores pediram melhorias na Creche Municipal Tia Emília, no Campo da União e na quadra de Dois Unidos, além de pleitearem a construção de mais escolas, creches, praças e Academia Recife na área. “Precisamos de uma creche e de uma área de Lazer na Linha do Tiro, mas sabemos que estamos num ano de crise e o prefeito está fazendo o que pode. Ficamos muito honrados quando Geraldo Julio foi no Córrego do Sargento e viu de perto as nossas necessidades. Foi a primeira vez que a nossa comunidade recebeu um prefeito. E depois que ele foi, vimos as coisas andarem: colocaram geomantas, começaram a reforma da escadaria e consertaram canaletas”, relatou Dário Santana, morador da Linha do Tiro.

Em resposta às demandas, o secretário de Esportes combinou com os moradores que voltaria à área na próxima semana para conferir cada um dos pedidos e avaliar a possibilidade de atendê-los. Já a equipe da Secretaria de Educação do Recife se comprometeu a começar a solucionar os problemas estruturais da Creche Tia Emília a partir da próxima semana, além de enviar uma técnica da Secretaria para passar a semana na unidade de ensino, acompanhando os trabalhos e identificando os problemas citados para solucioná-los.

RECIFE PARTICIA - O Recife Participa é o modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife. Conduzido pela Secretaria de Governo e Participação Social, em parceria com todas as áreas da gestão, o Programa pretende ampliar e intensificar a gestão colaborativa e o controle social no Executivo Municipal.

No Fórum Microrregional, a comunidade tem a oportunidade de discutir os temas em questão diretamente com o secretariado da Prefeitura do Recife. Todas as participações da população são registradas em áudio e vídeo e sistematizada pelas equipes das Secretarias de Governo e Participação Social e Planejamento e Gestão para deliberação dentro da Prefeitura.