Secretaria de Política Urbana e Licenciamento - SEPUL

NOTÍCIAS

Mobilidade | 31.10.17 - 19h22

Prefeitura do Recife dá continuidade à democratização das vagas de estacionamento no entorno de mercados públicos

A partir desta sexta-feira (3), 130 novas vagas de Zona Azul serão disponibilizadas no entorno do Mercado da Encruzilhada. Já em Casa Amarela, 60 vagas serão implantadas até o fim de novembro.

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai expandir a Zona Azul para a Zona Norte da cidade. A partir desta sexta-feira (3), o entorno do Mercado da Encruzilhada passa a contar com 130 vagas de estacionamento rotativo, das quais seis são destinadas à pessoas idosas, cinco à pessoas com deficiência e quatro ao serviço de carga e descarga. O objetivo da ação é democratizar o estacionamento disponível no espaço público, através da maior rotatividade das vagas. Esta é a segunda implantação do projeto fora do Centro do Recife, beneficiando, mais uma vez, um mercado público municipal. A primeira aconteceu em 2016, no entorno do Mercado da Madalena. 

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância de  democratizar a utilização do estacionamento no entorno dos equipamentos comerciais. "Garantir a rotatividade das vagas de estacionamento poderá potencializar o comércio local e promover mais comodidade aos frequentadores do Mercado da Encruzilhada. Por isso, a ideia é estender o projeto para outros mercados, beneficiando, por exemplo, os bairros de Casa Amarela e Afogados", comentou.  

Para regulamentar a ação, será implantada toda a sinalização horizontal e vertical nas ruas Amaro Coutinho, Carlos Borromeu e Doutor José Maria, onde as vagas de Zona Azul, todas com o tempo máximo de permanência de duas horas, serão disponibilizadas. Além disso, estão sendo cadastrados pontos de venda autorizados no entorno do mercado. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação), e o veículo está passível de remoção ao depósito. 

Até o fim de novembro, o Mercado de Casa Amarela também será beneficiado com 60 vagas de Zona Azul, sendo cinco para idosos, três para pessoas com deficiência e três para carga e descarga. O objetivo da ação é democratizar o estacionamento disponível no espaço público, através da maior rotatividade das vagas. 

Atualmente, Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista e Madalena. A Zona Azul funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3.

MELHORIA NOS MERCADOS PÚBLICOS – A implantação de vagas de Zona Azul nos mercados públicos faz parte do trabalho da Prefeitura do Recife com o objetivo de melhorar o ordenamento e, assim, deixar os equipamentos mais atrativos à população. Além de realizar melhorias estruturais, ações como o Projeto Viva o Mercado estão atraindo cada vez mais frequentadores aos equipamentos.