NOTÍCIAS

Cultura | 31.12.14 - 13h44

Prefeito toma café da manhã com jovens do Trampolim

Programa, que já formou 160 jovens egressos da Funase, garante transformação na vida dos assistidos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

“Uma oportunidade se abriu, e eu a agarrei. Agora, vivo uma vida completamente melhor. Tudo isso graças a chance que eu ganhei de participar do Programa Trampolim. Hoje, tenho emprego e dou orgulho aos meus pais.” O relato, feito pelo jovem Cleyton de Melo Bispo, que atua como auxiliar administrativo na Secretaria de Planejamento do Recife (Seplag), simboliza bem o sentimento vivenciado pelos 160 participantes do projeto ao longo dos dois últimos anos.

Para celebrar os bons resultados do programa, o prefeito Geraldo Julio participou, na manhã desta quarta-feira (31), de um café da manhã com a última turma formada este ano, a quarta desde o início do mecanismo. No evento, foram entregues medalhas para os alunos que mais se destacaram em 2014 e o gestor destacou o compromisso que a administração pública precisa ter para transformar a vida das pessoas.

“Essa quarta turma que se forma hoje vai começar a trabalhar. Todos os alunos formados nas três anteriores estão trabalhando. Todos. O mais importante aqui é que a gente transforma vidas. É muito importante fazer uma obra grande na cidade, construir algo novo. Mas transformar vidas é o mais importante”, afirmou o prefeito. Os alunos do Programa Trampolim recebem capacitação, através da Secretaria de Segurança Urbana, para atuarem como agentes de propagação de valores essenciais à vida, cidadania e à convivência social.

Os jovens atendidos pelo programa vivenciaram experiências socioeducativas em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “Essa meninada está dando exemplo para muita gente para poder sair do mundo do crime, das drogas, de um mundo que não leva ninguém a nada. E eles estão conseguindo uma janela, abrir uma porta, conseguir transformar suas vidas, transformar as vidas de suas famílias e servir de exemplo para muita gente”, reforçou Geraldo Julio.

A vontade de mudança e o desejo de integrar a sociedade como agentes que colaboram com a sua melhora demonstrados pelos alunos do Trampolim foi ressaltada pelo secretário executivo de Segurança Urbana, Eduardo Machado. “Eles querem muito ter uma vida melhor e se esforçam para conquistar isso. Temos a responsabilidade de ajudar, de mostrar um caminho para que eles possam ingressar no mercado de trabalho e contribuir com a sociedade”, frisou.

Coordenador do Programa Trampolim, Boris Trindade, o Borica, lembrou de outras experiências de inclusão social e de ressocialização no País, como o projeto Afroreggae, do Rio de Janeiro, e apontou que a iniciativa realizada no Recife atua como uma segunda chance para jovens que não tiveram a oportunidade de gozar das condições necessárias para viver uma vida plena. “E muitos não tiveram a primeira chance. Eu me emociono com esse resultado porque temos que pensar no outro, pensar no próximo. E o Trampolim faz isso. Pensa no próximo, pensa em melhorar a vida daqueles que achavam que não teriam mais oportunidades”, destacou.

O Programa Trampolim se divide em dois momentos. O primeiro se caracteriza pela capacitação dos jovens, e o segundo pela inserção destes no mercado de trabalho através do oficio aprendido ao longo do curso. Enquanto são capacitados, os alunos recebem uma bolsa cujo valor é aumentado gradualmente. Contudo, eles precisam seguir critérios estabelecidos para manutenção da permanência do aluno no curso e da bolsa.

MISSA - Após o café da manhã, o prefeito Geraldo Julio assistiu à Missa de Ação de Graças, ao lado da família, na Igreja Matriz de Casa Forte, na Praça de Casa Forte. A cerimônia contou com as presenças do governador João Lyra Neto, do governador eleito Paulo Câmara e da ex-primeira-dama de Pernambuco, Renata Campos.