Conheça o Compaz, a Fábrica de Cidadania do Recife

 

 

Acesse todas as notícias relacionadas ao Compaz

Consulte Protocolo de Reabertura da Rede de Bibliotecas pela Paz

 

Equipamentos presentes nos bairros periféricos do Alto Santa Terezinha e Cordeiro contribuem para a construção da cultura de paz, com base na prevenção à violência e oferta de oportunidades a crianças, jovens e adultos carentes

 

O Centro Comunitário da Paz - Compaz - foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também de outras fontes de espaços de cidadania, o Compaz possui duas unidades no Recife. Conhecidos como "Fábricas de Cidadania", os equipamentos se destacam tanto pela estrutura, quanto pela quantidade dos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação. Os Compaz fazem parte da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife.

A primeira unidade foi inaugurada em 12 março de 2016, no bairro do Alto Santa Terezinha, Zona Norte da cidade. O Compaz Governador Eduardo Campos oferece diversos atendimentos e atividades esportivas, com destaque para o Dojô, espaço de artes marciais, e a biblioteca Afrânio Godoy. Mais de 14 mil pessoas estão cadastradas no equipamento público, vários tipos de serviços são oferecidos para o público, assim como atividades esportivas. Em média, 250 pessoas frequentam diariamente a Biblioteca Afrânio Godoy, que se encontra dentro do Centro Comunitário da Paz. Esta foi a maior construída pela Prefeitura do Recife, com 850 metros quadrados, e conta com cerca de 15 mil livros no seu acervo. 

O Dojô chegou a marca de mais de 800 praticantes. O número qualifica o espaço como o maior centro de treinamento de artes marciais de Pernambuco e também coloca como o principal projeto social ligado à prática de arte marcial no Brasil. São sete modalidades oferecidas: Jiu Jitsu, Judô, Taekwondo, Aikido, Luta Olímpica, Submission e Capoeira, nos 225 metros quadrados. Vários alunos já se tornaram atletas profissionais, vencendo competições nacionais e internacionais.

Em março de 2017, a segunda unidade foi entregue à população no bairro do Cordeiro: o Compaz Escritor Ariano Suassuna. O equipamento oferece espaços para resolver pendências de documentação, orientações judiciárias, mediar conflitos e informações sobre assistência social. Entre os destaques da unidade da zona oeste está o Ateliê Compaz, cujo foco é capacitar os participantes para geração de renda. As duas quadras de tênis e a quadra poliesportiva também são outros diferenciais dessa unidade. Mais de 18 mil pessoas estão cadastradas na segunda Fábrica de Cidadania do Recife.

A Biblioteca Jornalista Carlos Percol, que faz parte das instalações do segundo equipamento, trabalha com uma nova dinâmica de conhecimento e cidadania. O foco é aproximar crianças e jovens que perderam interesse por esses espaços, por meio de atividades lúdicas e interativas. O espaço possui computadores com acesso à internet, salas de estudo e espaço infantil com dois arte-educadores. Entre as atividades, contação de histórias; apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias; rodas de diálogos com temáticas de combate às drogas, racismo, homofobia, violência contra mulheres. Confecção de livros, cine debates, atividades manuais (artesanato), música, brincadeiras populares, além de colônia de férias nos meses de recesso escolar.

Para participar das atividades e cursos do Compaz é preciso se cadastrar. Para isso, basta levar RG ou certidão de nascimento + CPF + comprovante de residência. Para cadastro de menor de idade é preciso que o responsável também se cadastre no Compaz.

O Compaz é um equipamento público da Prefeitura do Recife, por isso as atividades e serviços são para moradores desta cidade. O cadastro é feito na recepção de cada equipamento.

CVLI -  Dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) apontam que no raio de um quilômetro do equipamento o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caiu 35% no comparativo de 2018 para 2017. OS bairros que contemplam essa distância são Bongi, Cordeiro, Prado, Torrões e San Martin. O Compaz Ariano Suassuna foi inaugurado em março de 2017. Até fevereiro de 2019, dezessete (17) vidas foram salvas, conforme projeção dos números da SDS/PE. 

Já no Compaz Eduardo Campos o índice de redução de CVLI (Crime Violento Letal Intencional) caiu 27,3% no comparativo entre 2017 e 2016. Em cima dessa expressiva redução, o Compaz continua mostrando resultado, com mais 5% de redução nos homicídios entre 2018 / 2017. O bairro do Alto Santa Terezinha, sede do primeiro Compaz, não registrou

nenhum homicídio em 2018. Os bairros diretamente beneficiados, além do Alto Santa Terezinha, que estão no raio de 1Km em volta, são: Beberibe, Água Fria, Dois Unidos, Linha do Tiro e Bomba do Hemetério.

 

Atividades nos dois Compaz

 

Educacionais

- Cursos de Tecnologia (Robótica, Programação de Games, Produção de Áudio, Produção de Vídeo, Editores de Texto e Apresentação, Excel, Educação Financeira, Internet e Redes Sociais, Introdução à Informática, Divertec - atividade lúdica com crianças com uso de tecnologia para estimular aprendizado, Bibliotec – estímulo à leitura através da tecnologia)

- Banca de Estudos (aula de reforço de Português e Matemática)

- Batendo Perna (passeios a espaços culturais)

- Bibliodança (dança na biblioteca)

- Cantando Histórias (contação de histórias com música)- Engatinhando na Leitura (contação de histórias para 1ª Infância)

- Ler com Paz (encontros sobre cultura de paz)- Faça Você Mesmo (oficinas de artesanato)

- Papo Reto (rodas de diálogos com jovens)- Pintando o 7 (atividades artísticas)

- Tab&Tec (tecnologia, jogos de tabuleiros e games)

- Um dedo de prosa (encontros para boa idade)

- Mc´s da paz (atividade musical que trabalha a cultura de paz) 

- Senta que lá vem história (contação e criação de histórias)

- Biblioteca Pop (atividade com jovens sobre cultura e arte)

- Conta, Mãe! (mediação e incentivo à contação de histórias com as mães)

- Hora do Conto (contação de histórias)

 

Esportivas

Futebol, Futsal, Natação, Hidroginástica, Hóquei, Ginástica, Treino Funcional, Badminton, Jiu jitsu, Judô, Aikido, Luta Olímpica, Capoeira, Taekwondo, Tênis, Handebol, Voleibol, Basquete, Natação para bebês e Dança Recreativa.Serviços

Centro de Referência em Assistência Social-CRAS, Secretaria da Mulher, Procon, Emprego e renda nos bairros, Mediação de conflitos, Junta Militar, Assistência judiciária e Prouni Recife

 

Saúde e bem-estar

Ioga, Biodança, Danças Circulares, Atendimento psicológico e avaliação médica para usuários cadastrados, Acolhe Vida (acolhimento de pessoas dependentes químicas), Atendimento pedagógico à pessoa com deficiência e Academia da Cidade.

CulturaisBalé, Dança, aula de violão, Confecção de instrumentos de percussão, Oficina de Música e Oficina de Circo.Qualificação profissional e geração de renda Sala do Empreendedor, Ateliê Compaz, UAI – Utopias Artísticas Itinerantes (teatro, dança, arte e música) e Qualifica Recife.