Acesse todas as notícias relacionadas ao Compaz
Consulte Protocolo de Reabertura da Rede de Bibliotecas pela Paz
Os Centros Comunitários da Paz - COMPAZ são equipamentos presentes em territórios periféricos do Recife, concebidos com o objetivo de contribuir para a construção da cultura de paz na cidade a partir da oferta de educação, lazer, esportes, cultura, cidadania e oportunidades para crianças, jovens e adultos
O Centro Comunitário da Paz - Compaz - foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Baseada na experiência colombiana das Bibliotecas Parque e também em outras iniciativas cidadãs existentes no mundo, a Rede Compaz é composta por cinco unidades, localizadas nos bairros do Alto Santa Terezinha, Cordeiro, Madalena, Ilha Joana Bezerra e Ibura. O sexto equipamento está em construção, no terreno do Aeroclube, no bairro do Pina. Conhecidos como "Fábricas de Cidadania", os equipamentos se destacam tanto pela estrutura quanto pelos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação, orientação jurídica, assistência social, aulas de artes e esportes, etc. Os Compaz estão vinculados à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife.
A primeira unidade foi inaugurada em 12 de março de 2016, no bairro do Alto Santa Terezinha, Zona Norte da cidade - o Compaz Governador Eduardo Campos oferece diversos atendimentos e atividades esportivas, com destaque para o Dojô, espaço de artes marciais, e para a Biblioteca Afrânio Godoy, a maior já construída pela Prefeitura do Recife, com 850 metros quadrados e cerca de 16 mil livros no seu acervo. Mais de 18 mil pessoas estão cadastradas neste equipamento.
A quantidade de usuários do Dojô do Compaz Eduardo Campos qualifica o espaço como o maior centro de treinamento de artes marciais de Pernambuco, e também como o principal projeto social ligado à prática de artes marciais no Brasil. São sete modalidades oferecidas: Jiu-Jitsu, Judô, Taekwondo, Aikido, Luta Olímpica, Submission e Capoeira, em uma área de 225 metros quadrados. Vários alunos que passaram por lá se tornaram atletas profissionais, vencendo competições nacionais e internacionais.
Em março de 2017, a segunda unidade, localizada no bairro do Cordeiro, foi entregue à população: Compaz Escritor Ariano Suassuna. O equipamento também oferece serviços de assistência social, mediação de conflitos, artes, esportes, além de cursos de capacitação e formações diversas. Entre os destaques da unidade da Zona Oeste está o Ateliê Compaz, cujo foco é capacitar os participantes para a geração de renda por meio da arte e do artesanato. As duas quadras de tênis e a quadra poliesportiva também são diferenciais do Compaz Ariano Suassuna. Mais de 34 mil pessoas estão cadastradas na segunda fábrica de cidadania do Recife.
A terceira unidade, Compaz Governador Miguel Arraes, foi inaugurada em dezembro de 2019, e está instalada no bairro da Madalena. Como diferencial, este equipamento conta com uma Unidade de Tecnologia (UTEC) voltada à cultura maker, com diversos cursos na área de tecnologia (robótica e animação digital, por exemplo). Lá está instalado também o Cineteatro Joana Batista, que tem capacidade para 125 pessoas e conta com sistemas de som e de luz profissionais. Quadra poliesportiva, pista de cooper e de skate são outros atrativos para cerca de seis mil cadastrados no Compaz Miguel Arraes.
Em dezembro de 2020, foi inaugurada a quarta fábrica de cidadania do Recife, o Compaz Dom Hélder Câmara, na comunidade do Coque, bairro da Ilha Joana Bezerra. A unidade possui quadra poliesportiva, piscina, Dojô, um auditório com capacidade para 100 pessoas sentadas, além da sala da Unidade de Tecnologia (UTEC), vinculada à Secretaria de Educação do Recife. O Compaz Dom Hélder Câmara atende aos moradores dos bairros Ilha Joana Bezerra, Cabanga, São José, Coelhos e Paissandu, e possui cerca de oito mil pessoas cadastradas.
O Compaz Professor Paulo Freire é o caçula da Rede, inaugurado em março de 2024, no bairro do Ibura. O equipamento conta com uma praça de eventos, serviços ofertados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Espaço Mãe Coruja, mediação de conflitos, Procon e Agência do Emprego. O Compaz Paulo Freire também conta com Dojô, sala de dança, auditório com capacidade para 114 pessoas e terraços com visão panorâmica do Recife. Cerca de 4.500 usuários já estão cadastrados.
Todos os Compaz oferecem serviços de cidadania e possuem uma unidade das Bibliotecas pela Paz. Estas últimas têm a intenção de aproximar crianças, jovens e adultos, por meio de atividades lúdicas e interativas, do convívio com os livros. Os espaços também possuem computadores com acesso à internet, salas de estudo e área infantil com arte-educadores para auxiliar em diversas atividades. Entre as atividades oferecidas estão: contação de histórias; apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias; rodas de diálogos com temáticas de combate às drogas, racismo, homofobia e violência contra a mulher, confecção de livros, cine debates, atividades manuais (artesanato), música, brincadeiras populares, além de colônia de férias nos meses de recesso escolar.
CONTATOS
Compaz Governador Eduardo Campos
Endereço: Av. Aníbal Benévolo, S/N - Alto Santa Terezinha
Fones: 99440.5008 e 99488.6202 (não é whatsapp)
3449.7706 (Biblioteca)
E-mail: compazgec@recife.pe.gov.br
COMPAZ Governador Miguel ArraesEndereço: Av. Caxangá, 653 - Madalena
Fone: 99426.9154 (não é whatsapp)
E-mail: compazgma@recife.pe.gov.br
COMPAZ Escritor Ariano SuassunaEndereço: Av. Gen. San Martin, 1208 - Cordeiro
Fone: 3225.9400
E-mail: compazeas@recife.pe.gov.br
COMPAZ - Dom Helder CâmaraEndereço: Rua Lourenço de Sá, 140 - Coque
Fone: 99488.6902 (não é whatsapp)
E-mail: compazdhc@recife.pe.gov.br
COMPAZ - Prof Paulo FreireEndereço: Ladeira da Cohab, 10 - Ibura
Fone: 99488.4410 (não é whatsapp)
E-mail: compazppf@recife.pe.gov.br