Naná Vasconcelos

 

Foto: Sérgio Bernardo/PCR

 

Naná Vasconcelos (1944 - 2016). O mundialmente consagrado multi-instrumentista pernambucano Juvenal de Holanda Vasconcelos, reconhecido como melhor percursionista do mundo, é o artista brasileiro com mais prêmios Gremmy na carreira, oito no total.

Nascido no Recife, em 02 de agosto de 1944, o músico aprendeu ainda na infância a tocar os mais diversos instrumentos percussivos, já nos anos 60 especializou-se no berimbau, instrumento com o qual era considerado um artista virtuoso. Criatividade e inovação na criação de sonoridades diferentes eram características de sua percussão. Tudo virava música nas mãos de Naná.

Nos anos 60, foi morar no Rio de janeiro, gravou dois discos com o cantor Milton Nascimento, com quem viajou para Argentina. Em São Paulo, trabalhou com o cantor Geraldo Azevedo e participou do Quarteto Livre, que acompanhou Geraldo Vandré no famoso Festival Internacional da Canção.

Ganhou projeção internacional nos anos 70, quando morou em cidades como Paris e Nova York. O músico fez parceria com o saxofonista argentino Gabo Barbieri e atuou em projetos ao lado do pianista Egberto Gismonti, do trompetista Don Cherry (no grupo Codona), com o qual lançou três discos, e do guitarrista Pat Metheny. Também gravou com o violonista francês Jean-Luc Ponty e com a banda Talking Heads. Tocou ainda com ícones do Jazz como Miles DavisArt BlakeyTony WilliamsDon Cherry e Oliver Nelson. Com sua percussão, Naná fez shows históricos em Nova York e no prestigiado festival de jazz de Montreaux, na Suiça, encantando público e crítica.

No cinema, o músico trabalhou em trilhas sonoras de filmes nacionais e estrangeiros, entre eles estão: Pindorama, O Menino e o Mundo, Procura-se Susan Desesperadamente, estrelado por Madonna, e Down By Law, do cineasta Jim Jarmusch.

Entre os anos de 2002 e 2016, o ritmista, que sempre manteve forte ligação com a cultura popular de Pernambuco, consagrou-se como o mestre de cerimônias do carnaval do Recife, regendo dezenas de nações de maracatu sob o palco do Marco Zero, em um belíssimo encontro de cortejos que tradicionalmente marca a abertura oficial da folia na cidade.

Em 2015, Naná Vasconcelos recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), honraria concedida a pessoas que tenham se destacado em meios como artes, filosofia ou ciência.

Naná Vasconcelos tornou-se uma lenda da percussão, referência internacional da música brasileira. O artista faleceu no Recife no dia 09 de março de 2016, aos 71 anos de idade, devido a complicações causadas por um câncer de pulmão.

Referências: UOL, G1 PE, nanavasconcelos.com.br, wikipedia.org, ebiografia.com.