Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome
Secretária
Pâmela Alves
É formada em Administração e pós-graduada em Gestão Pública. É servidora pública estadual, integrante da carreira de gestor governamental, especialista em planejamento, orçamento e gestão. Em 2008 e 2009, foi servidora efetiva da então Secretaria de Assistência Social do Recife, atuando no CRAS Bidu Krause. Desde então, atuou em diversos cargos de gestão nos governos estadual e municipal. Em 2019, foi Secretária Executiva, coordenadora do Pacto Pela Vida, programa de segurança pública de Pernambuco e do Pacto Pela Educação, programa estadual de educação. Em 2020, coordenou o Comitê de Ações Sociais, no Gabinete de Crise da COVID-19 do Governo do Estado. Ainda em 2020, integrou a equipe de transição do então prefeito eleito do Recife, João Campos. Em 2021, assumiu o cargo de Secretária Executiva de Planejamento e Gestão por Resultados da Prefeitura do Recife, onde coordenou, entre outros projetos, a elaboração do planejamento estratégico do governo, Recife na Rota do Futuro e a implantação do Centro de Operações do Recife (COP). Em 2022, assumiu o comando da Secretaria municipal de Turismo e Lazer. No ano seguinte, assumiu a Secretaria Adjunta de Saúde do Recife, onde coordenava, entre outras atribuições, os distritos sanitários, o processo de transformação digital e implantou o modelo de gestão por resultados da Secretaria de Saúde.
SOBRE A SECRETARIA
A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome do Recife tem como principais atribuições coordenar a rede socioassistencial do município, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo a oferta de serviços de apoio a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Além disso, cabe à secretaria o desenvolvimento e execução de programas voltados ao acolhimento, proteção e garantia de direitos, com foco na promoção de inclusão e dignidade para as populações mais vulneráveis.
A Secretaria também é responsável por planejar, implementar e monitorar ações e equipamentos relacionados à segurança alimentar e nutricional, assegurando o direito à alimentação adequada. Também deve atuar na formulação, execução e articulação de políticas públicas para promover a inserção produtiva de pessoas em risco social.
Além disso, a Secretaria deve desenvolver programas preventivos voltados para a redução do uso abusivo de substâncias psicoativas, como também atuar diretamente no apoio, implementação e fomento de ações voltadas ao cuidado integral, acolhimento e reintegração social de pessoas em situação de dependência química, em estreita articulação com as redes de saúde e de direitos humanos.
A Secretaria também é responsável por estabelecer e fortalecer parcerias com outras secretarias municipais, organizações da sociedade civil, setor privado e instituições acadêmicas, com o objetivo de reduzir a exclusão social e promover o desenvolvimento humano. Além de assegurar a participação social ativa por meio da gestão e funcionamento de conselhos, fóruns e outros mecanismos de controle social, promovendo a transparência e o engajamento da população nas políticas públicas do município.
DESCRITIVO DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS
Secretaria Executiva de Planejamento e Articulação Social (SEPAS) - Ana Célia Farias
A Secretaria Executiva de Planejamento e Articulação Social tem a função de planejar, mobilizar recursos e apoiar a interlocução com diversos órgãos internos, externos e instituições, além de contatos e diálogos permanente de escuta coletiva para a construção e fortalecimento das políticas públicas assistência social, segurança alimentar e políticas sobre drogas. Tem a função de apoiar o controle social através dos Conselhos Municipais das referidas políticas públicas na cidade do Recife, , entre outras atribuições correlatas.
Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGES) - Edivania Arcanjo
A Secretaria Executiva de Gestão da Rede é responsável por gerenciar, acompanhar e monitorar todos os processos relacionados ao funcionamento eficiente da Rede de Assistência Social e Segurança Alimentar do Recife; Elaborar e implementar o plano de transformação digital da Secretaria, com ênfase na infraestrutura de tecnologia da informação, bem como na adoção e atualização de softwares e sistemas necessários para a modernização da gestão; Estabelecer e monitorar políticas relativas à gestão, proteção e compartilhamento de dados; Planejar, gerenciar e monitorar a distribuição e a adequação de recursos materiais necessários para o funcionamento de todos os equipamentos da Rede de Assistência Social e Segurança Alimentar do Recife; Coordenar a política de gestão de pessoas, promovendo a capacitação e o desenvolvimento dos servidores; Planejar e executar intervenções de infraestrutura civil, abrangendo ações de requalificação, manutenção corretiva e preventiva, além de zeladoria; Monitorar e acompanhar o andamento das obras, medições, contratos, serviços e demais ações de infraestrutura, entre outras atribuições correlatas.
Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS) - Joelson Rodrigues
Responsável pela organização da Gestão municipal da Política de Assistência Social na forma de sistema descentralizado e participativo denominado Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Também provê a operacionalização dos serviços, programas, projetos e benefícios de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade para as famílias, indivíduos e grupos que deles necessitem. Para isso é responsável pela elaboração e execução do Plano Municipal de Assistência Social e da promoção da Vigilância Socioassistencial e regulação do SUAS, entre outras atribuições correlatas.
Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Políticas sobre Drogas (SESAD) - Márcia Rodrigues
A Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Políticas sobre Drogas cabe desenvolver e coordenar políticas públicas integradas para promover o bem-estar e a inclusão social da população. No campo da segurança alimentar e nutricional, a Secretaria implementa programas e ações que garantem o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade, em articulação e parceria com outros órgãos e instituições para implementar ações de enfrentamento à insegurança alimentar, com foco em populações em situação de vulnerabilidade. Já na área de políticas sobre drogas, busca promover ações integradas e eficazes no enfrentamento ao uso indevido de substâncias psicoativas por meio de ações preventivas, programas de tratamento e reabilitação, e o fortalecimento de uma rede de apoio para usuários e suas famílias, promovendo a reintegração social e a redução de danos, entre outras atribuições correlatas.
Secretaria Executiva de Administração e Finanças (SEAF) - Daniela Guimarães
A Secretaria Executiva de Administração e Finanças é responsável pela coordenação e gestão das atividades administrativas e financeiras, promovendo a integração com os órgãos centrais dos sistemas correspondentes e orientando os setores da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome no cumprimento dos normativos vigentes. Suas principais atribuições incluem a elaboração do planejamento orçamentário, o controle das receitas e a execução das despesas, assegurando a utilização eficiente dos recursos. Além disso, a Secretaria coordena os processos de contratações, aquisição de insumos, bens e serviços administrativos por meio de licitações, bem como supervisiona o monitoramento do estoque, a distribuição e o armazenamento de insumos; Coordena a gestão de contratos, convênios, termos de fomento e colaboração, garantindo o cumprimento das cláusulas e prazos estabelecidos. Também é responsável por planejar, coordenar e supervisionar as rotinas do apoio logístico, bem como garantir o cumprimento das obrigações legais relativas às prestações de contas do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e do Tribunal de Contas do Estado.
Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE) - Sérgio Campello
A Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos tem a atribuição de articulação com a rede que compõem a assistência social e as demais políticas públicas, bem como planejar e executar ações integradas com atores internos e externos para implantação de projetos específicos, entre outras atribuições correlatas.
ENDEREÇO:
6º andar – Prefeitura do Recife
Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife/PE, CEP: 50030-903
CONTATO:
Fone:(81) 3355-8498/8819
E-mail: sas@recife.pe.gov.br
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 8h às 17h
CRAS
CREAS
Centro POP
Solicitar atendimento para pessoa em situação de rua
Serviços de acolhimento institucional e familiar
Solicitar acolhimento familiar - Família Acolhedora
Acessar serviço de acolhimento para crianças e adolescentes de 18 anos incompletos
Acessar serviço de acolhimento para adolescentes de 12 a 18 anos incompletos em situação de rua
Acessar serviço de acolhimento institucional para pessoas idosas
Acessar serviço de acolhimento institucional para adultos e famílias
Acessar serviço de acolhimento no abrigo noturno Irmã Dulce
Serviços de Políticas sobre Drogas
Solicitar atendimento para políticas sobre drogas (SEPOD)
Relatório Final da 1ª Conferência Municipal de Política sobre Drogas do Recife