Secretaria de Governo e Participação Social

Secretário

 

Aldemar SantosAldemar Santos é advogado, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) há 31 anos e ocupou diversos cargos no serviço público, tais como Procurador Geral de Jaboatão dos Guararapes, coordenador Jurídico do Complexo Industrial e Portuário de Suape, Secretário-Executivo de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife, Secretário-Chefe do Gabinete de Projetos Especiais da Prefeituras do Recife. Ocupou, por último, a Assessoria Especial da Presidência do Tribunal de Contas do Estado, ocupando a Gerência de Relações Institucionais do Tribunal. 

Sobre a secretaria

A Secretaria Municipal de Governo tem por finalidade coordenar a articulação política, visando o funcionamento eficiente e a integração do poder executivo ao público em geral. A Secretaria Municipal de Governo tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as ações políticas e de comunicação social do Poder Executivo Municipal, visando à integração das políticas públicas e das atividades dos órgãos e das entidades da Administração Pública.

 

Secretaria Executiva de Gestão e Planejamento - João Batista da Silva

A Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão contempla as ações e projetos da Secretaria de Governo, que tem por finalidade coordenar a política de planejamento e orçamento, bem como desenvolver, formular e ajustar as atividades de gestão. Coordenar as atividades de gestão em atendimento às necessidades da Secretaria de Governo e Participação Social; Fazer cumprir os princípios de gestão do Município: Ética, Transparência Administrativa e proximidade com a sociedade sob a coordenação do Secretário de Governo e Participação Social, como também Supervisionar as atribuições dos líderes dos processos das gestões Administrativas, Planejamento, Orçamento, Finanças, Contabilidade, valorização de pessoas e Tecnologia da informação.

 

Secretaria Executiva de Articulação Política - Tarcísio Montenegro Amaral Ribeiro

Coordenar e executar a articulação política do Poder Executivo com os poderes legislativo, judiciário , bem como com as instituições da sociedade civil organizada e partidos políticos. Tem por finalidade coordenar a articulação política, visando o funcionamento eficiente e a integração do poder executivo ao público em geral.A Secretaria Executiva de Articulação Política é responsável pela articulação, diálogo e estreitamento das relações institucionais com a sociedade.

 

Secretaria Executiva de Monitoramento de Ações Estratégicas - Auxiliadora Maria Pires Siqueira da Cunha

A Secretaria Executiva de Monitoramento de Ações Estratégicas, tem por finalidade e competência desenvolver e gerir ações e programas para implementação de projetos estratégicos para a Secretaria, em articulação com o Município; participar de reuniões em órgãos conveniados; assessorar o Secretário diretamente em sua área de atuação; definir e estabelecer políticas, diretrizes e normas de organização interna; planejar, dirigir e controlar as ações do Gabinete.

 

Secretaria Executiva de Governo - Victor Pinheiro de Carvalho

A Secretaria Executiva de Governo tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as ações políticas e de comunicação social do Poder Executivo Municipal, visando à integração das políticas públicas e das atividades dos órgãos e das entidades da Administração Pública.

 

Secretaria Executiva de Participação Social - Sérgio Ricardo dos Santos Campello

O Secretário Executivo de Participação Social atua no relacionamento com a sociedade civil e gerencia os mecanismos de Participação Social da Prefeitura do Recife. É seu papel monitorar e promover a transparência da gestão, bem como coordenar a política de comunicação institucional do município.

 

Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais - Geraldo Duraes de Carvalho

Compete ao Secretário Executivo dos Direitos dos Animais estabelecer e executar políticas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal no Município do Recife e responder, quando designado pelo Prefeito, pela Secretaria de Governo e Participação Social em virtude do afastamento do titular. Articular e promover políticas para a defesa dos direitos dos animais por meio de parcerias com agências nacionais e internacionais, com os demais Poderes e esferas da Federação, com a sociedade civil e com empresas privadas; planejar, coordenar, desenvolver, articular, implementar, gerenciar, controlar e executar ações voltadas à efetivação das políticas sob sua responsabilidade; promover e acompanhar a execução de contratos e de convênios; promover e organizar eventos, seminários, cursos, congressos e fóruns, com o objetivo de refletir sobre as diretrizes para as políticas públicas a serem desenvolvidas e implantadas e disseminar o conhecimento sobre educação ambiental e direitos dos animais; fiscalizar maus-tratos aos animais em coordenação, delegação ou em parceria com os demais órgãos competentes mediante solicitação identificada do denunciante e com apresentação de indícios do fato.

 

Secretaria Executiva de Articulação Territorial - Gustavo Figueiredo Queiroz Monteiro

Assessorar o Chefe do Executivo na sua representação política, bem como junto às autoridades, comunidades e representações da sociedade civil; acompanhar a tramitação dos projetos de lei enviados pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo; reordenamento/reorganização territorial, que busca atualizar as políticas tradicionais de desenvolvimento; planejar, gerenciar e executar a política de construção e destinação de habitações à população carente do Município; promover o desenvolvimento institucional, incluindo a realização de estudos e pesquisas, visando ao aperfeiçoamento da Política socioterritoriais.

 

Secretaria Executiva de Relações Institucionais - Paulo Fernando Vieira Severino

A Secretaria Executiva de Relações Institucionais tem como atribuições, prestar assistência ao Chefe do Executivo em suas relações político-administrativas com os munícipes e as entidades públicas e privadas; coordenar as relações com as entidades da sociedade civil estabelecidas diretamente pelos Órgãos da Prefeitura. A Secretaria Executiva de Relações Institucionais tem como propósito criar um ambiente político e institucional favorável, articulando os diversos atores da sociedade, antecipando tendências e cenários para potencializar e fomentar diferentes políticas públicas e prioridades de governo. Planejar, coordenar, articular e controlar as políticas interna e externa do município; formular as políticas de governança institucional; apoiar o prefeito municipal no relacionamento institucional; identificar demandas da sociedade e desenvolver, implementar e supervisionar projetos locais e territoriais.

 

Credenciamento de Doação de Equinos 2023

 

Endereço

11º andar – Prefeitura do Recife

Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife / PE

CEP 50030-903

Contato

Fone: (81) 3355.8348

FAX: (81) 3355.8650

Email: segov@recife.pe.gov.br

Horário de funcionamento: 8h às 18h

 

Organograma - atualizado em setembro/2022

Planilha de Identificação Organizacional

Legislação da Secretaria