Secretaria de Habitação

Secretário

Ermes Costa

 

Formado, no ano de 2007, em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco (UPE), tem pós-graduação em MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Doutorando em Engenharia Mecânica pela UFPE; e possui certificação CPA-20 pela ANBIMA.

Desde 2007 é professor universitário. Foi docente na ETEP Faculdades, em São Paulo, Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE. Desde 2013 é docente (servidor público) da graduação em Engenharia Mecânica e Mecatrônica da Escola Politécnica da UPE.

Paralelamente à trajetória acadêmica, desde 2008 é funcionário público, no cargo de Engenheiro, da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). Nesta estatal, desempenhou diferentes funções, entre as quais, coordenador na área de suprimentos, gerente de controle de qualidade de materiais , gerente da Prefeitura do Centro Administrativo, assessor da Diretoria Técnica e de Engenharia e Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Durante o ano de 2021, foi chefe de gabinete do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), retornando para a COMPESA em 2022 para o cargo de diretor da companhia.

Foi eleito pela comunidade acadêmica da UPE como coordenador de curso de graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UPE para o biênio 2016 e 2017.

Foi eleito pelos trabalhadores da COMPESA como membro titular do Conselho Deliberativo da Fundação de Previdência Complementar dos Funcionários da COMPESA (COMPESAPREV) para o período de 2019 até 2023.

Militante político desde os 16 anos, Ermes Costa é filiado ao Partido dos Trabalhadores e é ativista social em diversas causas, dentre elas a da moradia, a qual hoje atua como Secretário de Habitação do Recife.

 

Sobre a Secretaria

Estão entre as atribuições da Secretaria: coordenação da concepção de projetos habitacionais; desenvolvimento de ações e projetos de captação de recursos financeiros; promoção de novas moradias próximas a ocupações irregulares desordenadas com adensamento excessivo; estímulo à moradia por meio da requalificação de imóveis em áreas centrais; locação social de unidades habitacionais em áreas centrais; regularização fundiária dos conjuntos habitacionais existentes e de ocupações em áreas consolidadas; prestação de assistência técnica gratuita às famílias de baixa renda em habitação de interesse social; e o desenvolvimento de ações de reforma e melhoria habitacional.

 

Descritivo das secretarias executivas

 

Secretaria Executiva de Políticas Habitacionais – Altair Correia

A Secretaria Executiva de Políticas Habitacionais é a unidade responsável por coordenar, acompanhar e avaliar, além de formular e propor, os instrumentos para a execução da Política Municipal de Habitação de Interesse Social, em articulação com as demais políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, com o objetivo de promover o acesso à moradia. É responsável pela coordenação de novos projetos e obras de moradias, de reformas de prédios subutilizados ou desocupados, em áreas centrais, de projetos integrados de urbanização de favelas, bem como, a coordenação de programas e projetos que visem ampliar o acesso à moradia digna: locação social, assistência técnica em engenharia e arquitetura gratuita para população de baixa renda e outras ações de atendimento habitacional à população. É papel desta executiva, assessorar diretamente a Secretária de Habitação na definição das diretrizes e ações que compõem as políticas, os programas, planos e projetos governamentais da política de habitação, além de coordenar a Câmara Técnica de Habitação e Regularização Fundiária do CONCIDADE.

 

Secretaria Executiva de Articulação e Políticas Sociais – Felipe Cury

A Secretaria Executiva de Articulação e Políticas Sociais é a unidade responsável pela articulação e relacionamento com a sociedade civil. É papel desta executiva, assessorar diretamente a Secretária de Habitação no atendimento às famílias objeto das políticas habitacionais, inclusive na mediação de conflitos individuais e coletivos, além de representá-la nos fóruns, debates e audiências com participação de movimentos sociais.

 

Endereço

11º andar

Prefeitura do Recife

Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife/PE

CEP:  50030-903

 

Contato

Fone: (81) 3355.8075

E-mail: sehab@recife.pe.gov.br

Horário de funcionamento: 8h às 17h

 

Organograma - Atualizado em ago/2022

Planilha de Identificação