Secretaria de Habitação

Secretária

Maria Eduarda Medicis

 

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), tem especialização em Direito Urbanístico e Ambiental pela PUC de Minas Gerais. Atuou como gerente técnica da Secretaria das Cidades e gerente de acompanhamento de Obras e Infraestrutura da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 do Governo de Pernambuco, além de ter sido gestora de articulação regional da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão. Possui experiência em projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

 

Sobre a secretaria

A Secretaria Executiva de Políticas Habitacionais é a unidade responsável por coordenar, acompanhar e avaliar, além de formular e propor, os instrumentos para a execução daPolítica Municipal de Habitação de Interesse Social, em articulação com as demais políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, com o objetivo depromover o acesso à moradia. É responsável pela coordenação de novos projetos e obras de moradias, de reformas de prédios subutilizados ou desocupados, em áreas centrais,de projetos integrados de urbanização de favelas, bem como, a coordenação de programas e projetos que visem ampliar o acesso à moradia digna: locação social, assistênciatécnica em engenharia e arquitetura gratuita para população de baixa renda e outras ações de atendimento habitacional à população. É papel desta executiva, assessorardiretamente a Secretária de Habitação na definição das diretrizes e ações que compõem as políticas, os programas, planos e projetos governamentais da política de habitação,além de coordenar a Câmara Técnica de Habitação e Regularização Fundiária do CONCIDADE. 

A Secretaria Executiva de Articulação e Políticas Sociais é a unidade responsável pela articulação e relacionamento com a sociedade civil. É papel desta executiva, assessorardiretamente a Secretária de Habitação no atendimento às famílias objeto das políticas habitacionais, inclusive na mediação de conflitos individuais e coletivos, além derepresentá-la nos fóruns, debates e audiências com participação de movimentos sociais.

Estão entre as atribuições da Secretaria: coordenação da concepção de projetos habitacionais; desenvolvimento de ações e projetos de captação de recursos financeiros; promoção de novas moradias próximas a ocupações irregulares desordenadas com adensamento excessivo; estímulo à moradia por meio da requalificação de imóveis em áreas centrais; locação social de unidades habitacionais em áreas centrais; regularização fundiária dos conjuntos habitacionais existentes e de ocupações em áreas consolidadas; prestação de assistência técnica gratuita às famílias de baixa renda em habitação de interesse social; e o desenvolvimento de ações de reforma e melhoria habitacional.

 

Descritivo das secretarias executivas

 

Secretaria Executiva de Políticas Habitacionais – Norah Neves

A Secretaria Executiva de Políticas Habitacionais é a unidade responsável por coordenar, acompanhar e avaliar, além de formular e propor, os instrumentos para a execução da Política Municipal de Habitação de Interesse Social, em articulação com as demais políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, com o objetivo de promover o acesso à moradia. É responsável pela coordenação de novos projetos e obras de moradias, de reformas de prédios subutilizados ou desocupados, em áreas centrais, de projetos integrados de urbanização de favelas, bem como, a coordenação de programas e projetos que visem ampliar o acesso à moradia digna: locação social, assistência técnica em engenharia e arquitetura gratuita para população de baixa renda e outras ações de atendimento habitacional à população. É papel desta executiva, assessorar diretamente a Secretária de Habitação na definição das diretrizes e ações que compõem as políticas, os programas, planos e projetos governamentais da política de habitação, além de coordenar a Câmara Técnica de Habitação e Regularização Fundiária do CONCIDADE

 

Secretaria Executiva de Articulação e Políticas Sociais – Renildo Navaes

Secretaria Executiva de Articulação e Políticas Sociais é a unidade responsável pela articulação e relacionamento com a sociedade civil. É papel desta executiva, assessorar diretamente a Secretária de Habitação no atendimento às famílias objeto das políticas habitacionais, inclusive na mediação de conflitos individuais e coletivos, além de representá-la nos fóruns, debates e audiências com participação de movimentos sociais.

 

Endereço

11º andar

Prefeitura do Recife

Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife/PE

CEP:  50030-903

 

Contato

Fone: (81) 3355.8075

E-mail: sehab@recife.pe.gov.br

Horário de funcionamento: 8h às 17h

 

Organograma - Atualizado em ago/2022

Planilha de Identificação