SECRETARIA EXECUTIVA DE INOVAÇÃO URBANA

Secretária

Flaviana Gomes

 

 

Formada em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco. É especialista em Gestão de Projetos e Tecnologia da Costrução de Edifícios, mestranda em Engenharia Civil. Trabalhou na Prefeitura de Camaragibe, onde atuou na área de Planejamento e Controle Urbano e participou da construção da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Foi Diretora de Projetos Urbanos, na Autarquia de Urbanização do Recife (URB), onde coordenou a contratação de projetos estruturadores e de urbanização da cidade, como a: Via Mangue, Avenida Brasília Formosa, Avenida Beira Rio, Parque Dona Lindu, Viaduto Capitão Temudo, Habitacionais e inúmeros projetos de pavimentação, contenção e macrodrenagem. Participou também da captação de recursos para o PAC Encosta e Drenagem, assim como o gerenciamento de obras de Infraestrutura Urbana. Participou da criação do Programa Mais Vida, onde atuou como gerente geral de Intervenções Urbanas, implantando a metodologia do programa nas áreas periféricas da cidade. Atualmente é Secretária Executiva de Inovação Urbana do Recife, onde trabalha para promover o desenvolvimento da cidade por meio de soluções inovadoras que visam tornar a cidade mais inclusiva e sustentável, bem como melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 

Sobre a Secretaria Executiva de Inovação Urbana

A Secretaria Executiva de Inovação Urbana foi criada com a missão de promover soluções urbanas e prototipar políticas públicas que reinventem a relação do cidadão com a cidade através do protagonismo do cidadão, estimulando a vontade do recifense de fazer a diferença e inspirando ainda quem vai fazer. O objetivo é consolidar uma política pública inovadora que fomente o amor pela cidade, o sentimento de pertencimento, a pedagogia urbana, a cidadania ativa, a integração socioeconômica e a primeira infância.

 

Programas

MAIS VIDA - Criado em 2016, o programa Mais Vida, é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças, nas 545 comunidades de interesse social do Recife. O programa já atendeu 56 comunidades de interesse social do Recife, beneficiando diretamente mais de 54 mil habitantes, em parceria com as Tintas Coral. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente. O programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation.

COLORINDO O RECIFE - A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, realiza o programa Colorindo o Recife, com intuito de promover a requalificação dos espaços urbanos da cidade através do graffiti e valorizar os artistas locais que já vem utilizando a arte como instrumento de transformação social. O objetivo é tornar o Recife a maior galeria de arte urbana a céu do mundo com o protagonismo dos artistas, principalmente na construção, no aprimoramento e nas decisões da política pública de arte urbana da cidade de forma coletiva.

TÁ APRUMADO - O programa tem o objetivo de reforçar as ações de zeladoria na cidade e se divide em dois eixos: recuperação de áreas degradadas e integração dos serviços de zeladoria da cidade. A iniciativa já tem atuado na transformação de espaços públicos, antes usados como pontos de acúmulo de lixo, em espaços de convivência, e realizou também ações de manutenção, pintura, capinação e sinalização, bem como a substituição dos gelos baianos por soluções definitivas. Haverá atividades socioeducativas, plantios e intervenções artísticas nas áreas beneficiadas. O Programa Tá Aprumado é fruto de uma ação conjunta e multisetorial da Prefeitura do Recife, envolvendo Secretaria de Infraestrutura, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e da Secretaria Executiva de Inovação Urbana; da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU); e da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), que coordena o programa.

RECICLAMAIS - Lançado em dezembro de 2020, o programa tem como objetivo transformar os desafios provocados pelo impacto do plástico no meio ambiente em soluções urbanas para a cidade. O ReciclaMais é estruturado em três eixos: o primeiro é focado em criar incentivos e estímulos à população para mudança de comportamento; o segundo é a possibilidade de transformar o “lixo” plástico em produtos com valor agregado e mobiliários urbanos para a cidade; e o terceiro é a implantação de novas células ReciclaMais fomentando a criação de um ecossistema de empreendedorismo e novos negócios através da reciclagem criativa do plástico.

 

Edital de Credenciamento nº 002/2022 - Para artistas e produtores culturais para realização de intervenções artísticas em empenas cegas 

Edital Consolidado

Formulário de apoiamento público | Comissão Avaliativa

Formulário de inscrição

Anexo I - Modelo de formulário de inscrição (on-line)

Anexo II – Modelo de carta de representação da equipe

Anexo III – Modelo de termo de cumprimento dos requisitos de segurança

Anexo IV – Modelo de declaração de não ocorrência de vedações

Anexo V – Modelo de declaração que não emprega menor

Anexo VI – Modelo de cronograma de execução

Anexo VII – Modelo de planilha orçamentária da proposta

Anexo VIII – Modelo de formulário de prestação de contas

Anexo IX – Modelo de croqui

Anexo X – Formulário de recurso

Anexo XI – Modelo de carta de exclusividade

Anexo XII – Termo de compromisso de realização do curso NR-35 

  

Publicações

Resultado Final - Profissionais credenciados por ordem classificatória

Portaria nº 014, de 07 de outubro de 2021 - Lista com a ordem classificatória de proponentes habilitados e aptos a serem credenciados (Resultado Parcial)

Alteração do Edital de Credenciamento nº 002.2022 publicada no Diário Oficial

Retificação do Cronograma do Edital de Credenciamento n° 002/2022

Portaria nº 008 de 21 de outubro de 2022 - Designa os membros da Comissão Avaliativa do Edital de Credenciamento nº 002/2022

Portaria nº 007, de 3 de outubro de 2022 - Estabelece o formato de indicação dos 2 (dois) membros representantes da cena artística local para composição da Comissão Avaliativa do Edital de Credenciamento nº 02/2022

Decreto nº 35.923 de 05 de setembro de 2022 - Estabelece  as  diretrizes  para  a execução  de  intervenções  artísticas  em  empenas  cegas  de  edifícios  comerciais e  residenciais da Cidade do Recife

Portaria nº 006 de setembro de 2022 - Designa os membros  da  Comissão  de Credenciamento  do  Edital  nº  002/2022

Edital de Credenciamento nº 002/2022 - Diário Oficial do Município do Recife (DOM)

 

Endereço

3º andar – Casa Zero

Rua do Bom Jesus, 227, Bairro do Recife, Recife / PE

CEP: 50030-170

 

Contato 

Fone: (81) 99271-2752

E-mail: inovacaourbana@recife.pe.gov.br

Atendimento ao público: 9h às 18h 

 

Mais informações sobre os programas:

Colorindo o Recife

Mais Vida nos Morros