Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

Prouni Recife

03.08.16 - 18h06

Prouni Recife

O Prouni Recife alcançará um total de 705 beneficiados neste ano. Para o segundo semestre letivo de 2016, estão sendo oferecidas 331 novas bolsas de estudo integrais, que se somam às 404 bolsas que já foram concedidas no primeiro ano do programa. Para acompanhar os alunos bolsistas e proporcionar o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal deles, foi criado o programa Prouni Recife Além do Campus, que promove eventos com palestras, workshops e outras atividades.

O Prouni Recife conta com a adesão de oito instituições de ensino superior. Entre os 44 cursos oferecidos neste segundo semestre letivo de 2016 destacam-se medicina, direito, engenharia civil, odontologia, administração, enfermagem, engenharia mecânica, psicologia, fisioterapia, ciências da computação, entre outros.

Como o Prouni Recife funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal, o número de bolsas aumenta na mesma proporção que há uma redução na alíquota do ISSQN. No primeiro ano de funcionamento, a alíquota foi diminuída em 0,75%. Da mesma forma, as instituições de ensino que aderiram, ofereceram bolsas equivalentes a 0,75% do total de alunos pagantes. Para este ano, a redução será de 1,50% e a oferta de novas bolsas equivalerá a 1,50% do total de pagantes. Assim acontecerá até chegar a 3% do total de pagantes ao final de quatro anos com a estimativa total de mais de 4 mil bolsas ofertadas. 

As inscrições para os interessados em concorrer a novas bolsas de estudo acontecem semestralmente. Podem concorrer estudantes residentes e domiciliados no município de Recife que não possuam diploma de curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com média mínima de 450 pontos e ter obtido nota superior a zero na prova de redação; comprovem renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; comprovem residência no município do Recife por, no mínimo, três anos, contados da data de inscrição no programa; ser professor da rede pública de ensino no município do Recife, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Confira as notícias sobre o Prouni

Acesse o site do Prouni Recife

 

Documentos para Download:

Edital nº 03 - Prorrogação Adesão IES / Segundo Semestre 2015

Edital nº 02 - Prorrogação de prazo de adesão

Edital nº 01 - Convocação das IES

Lei 18.113/2015: Institui o Programa Universidade para Todos - Prouni Recife

Decreto 28.858/2015

Normativa 01

Normativa 02

Mais informações pelo telefone 3355-2569