Secretaria de Meio Ambiente

Crédito Produtivo do Recife

20.02.15 - 18h40

Crédito Produtivo do Recife

O Programa de Crédito Produtivo, lançado em junho de 2013, tem por objetivo orientar os micro e pequenos empreendedores, formalizados ou não, sobre como planejar e gerir o próprio negócio. O Programa, coordenado pela Gerência Geral de Trabalho e Renda, é mediador entre esses empreendedores e as melhores linhas de crédito ofertadas pelo mercado financeiro, alinhando as necessidades de cada um ao tipo de crédito pretendido. A Gerência também prepara e oferece capacitações a este público, devidamente cadastrado no programa, com foco na qualificação profissional desses pequenos negócios. Outra importante vantagem em participar do Programa de Crédito Produtivo é o acesso à informação quanto a formalização do próprio negócio. Com isso, a Prefeitura do Recife visa fortalecer ainda mais a atuação dos micro e pequenos empreendimentos, alargando, assim, as oportunidades de participação destes no mercado de trabalho. O crédito é concedido por instituições bancárias parceiras do Programa.

Quem pode obter crédito?

  • Empreendedor informal com idade acima de 18 anos que trabalhe por conta própria;
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Microempresa (ME);
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP);
  • Cooperativas e Associações Produtivas;
  • Bancos Comunitários;
  • Fundos Rotativos.

Como obter crédito?

1 – Orientação e acesso ao crédito

Antes da concessão do crédito, os Agentes de Crédito do Programa da Prefeitura do Recife orientam e identificam caso a caso as demandas dos empreendedores. É levada em consideração a necessidade do empreendedor, sua capacidade de pagamento, seu grau endividamento, dimensão do valor e prazos do crédito a serem concedidos pelo agente financeiro, bem como as vantagens da formalização do próprio negócio.

2 – Análise e liberação de crédito

Após a orientação ao crédito, os Agentes do Programa realizam o cadastro do empreendedor, encaminhando a documentação às instituições financeiras parceiras (Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Agência de Fomento de Pernambuco – AGEFEPE) para análise. Após a comprovação do cumprimento dos critérios estabelecidos pelos agentes financeiros, realiza-se a imediata liberação do recurso.

3 – Acompanhamento e assessoria

Os Agentes de Crédito do Programa acompanham e assessoram os empreendedores, identificando dificuldades e necessidades de capacitação voltadas para solução dos desafios apresentados em seus negócios.

4 – Atendimento

Os interessados em obter mais detalhes sobre os serviços podem procurar a Sala do Empreendedor, espaço inaugurado em janeiro de 2014. Nele, os micro e pequenos empreendedores, iniciantes ou não, também têm acesso a orientações sobre elaboração de cadastro de fornecedores, informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais, concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações, dentre outras.Localizada no térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, o espaço funciona de segunda à sexta feira, das 8h às 17h. Além do atendimento fixo, acontecem ações itinerantes onde são ofertadas linhas de financiamento em diversos bairros do Recife.

Para ter acesso aos serviços citados solicita-se, inicialmente, a apresentação dos seguintes documentos (originais e cópias):

Para os empreendedores informais:

  • Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

 Para os empreendedores formais:

  • Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • CNPJ.

Para mais informações:

Sala do EmpreendedorTelefone: [+55] 3355.9201 ou 0800 281.3535