Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 13.03.17 - 10h32

Prefeitura inicia ação de plantio no bairro da Madalena

img_alt

O bairro da Madalena, Zona Oeste, foi o escolhido para a cerimônia de lançamento da ação, que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio ambiente do Recife, Bruno Schwambach (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Em comemoração aos 480 anos do Recife, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife iniciou o plantio, no domingo (12 de março de 2017), de número equivalente de árvores. O bairro da Madalena, Zona Oeste, foi o escolhido para a cerimônia de lançamento da ação, que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio ambiente do Recife, Bruno Schwambach.

Pela manhã, as margens do Canal do Cavouco, na Rua Manuel Bezerra, receberam 25 mudas de espécies nativas, entre ipês roxos e rosas, patas-de-vaca, pau-brasis, craibeiras e tamboris. As mudas são produzidas no viveiro florestal do Jardim Botânico do Recife, no Curado, vinculado à secretaria.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente destaca a importância da arborização urbana para a cidade e pede o engajamento da comunidade no cuidado com as mudas plantadas. “A diferença é de 7 graus entre um ambiente sombreado e um aberto. Ou seja, as árvores diminuem o calor”, informa Bruno Schwambach.

O plantio das 480 árvores no mês de março, adianta, é o começo das ações planejadas para os próximos quatro anos. “No do Cavouco, e para os plantios seguintes, esperamos contar com a ajuda da população do entorno. A prefeitura está cumprindo sua parte plantando mudas, mas o cuidado com as plantas precisa ser compartilhado”, considera o secretário, que participou do plantio acompanhado pela família.

A arborização comemorativa ao aniversário do Recife continuará ao longo do Canal do Cavouco e em outros trechos da Madalena. Estudos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife apontam o bairro como detentor de um dos maiores déficits de plantio da cidade. Por isso a Madalena foi o local escolhido para essa ação. O potencial de plantio no bairro é de 618 mudas, em 14 logradouros.

Ao longo do mês de março, quando se comemora a Festa Anual das Árvores (antigo Dia da Árvore), serão plantadas as 465 mudas restantes. São ipês-rosa e roxo, aroeiras-da-praia, craibeiras, paus-brasis, quaresmeiras, patas-de-vaca e tamboris.