NOTÍCIAS

Cultura | 16.05.17 - 17h32

Teatro de Santa Isabel completa 167 anos nesta quinta (18), em noite de jazz e diplomacia

img_alt

Com show da banda austríaca David Helbock Trio, celebração integra importante agenda da União Europeia em Pernambuco. Apresentação será aberta ao público. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Teatro monumento, tombado pelo Iphan desde 1949, o Teatro de Santa Isabel completa 167 anos nesta quinta-feira, dia 18, confirmando sua vocação para emoldurar importantes capítulos da vida política da capital pernambucana. O teatro, que assistiu à Revolução Praieira, abrigou a campanha abolicionista e a campanha pelo advento da República, celebrará a data com música e diplomacia. Na plateia, entre o público apreciador do teatro e dos bons espetáculos, estará presente uma delegação das embaixadas dos países da União Europeia. No palco, a partir das 20h, apresenta-se a banda austríaca David Helbock Trio.

O show terá duração de 70 minutos, será gratuito e aberto ao público. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da programação. Oferecida pela Embaixada da Áustria, a apresentação integra a programação da missão anual dos embaixadores da União Europeia (UE) no Brasil, que escolheu, em 2017, o estado de Pernambuco como cenário. 

A visita estratégica, realizada entre os dias 18 e 21, tem como objetivo fortalecer laços e encurtar distâncias entre Pernambuco e as fortes economias da União Europeia, abrindo possibilidades de novas parcerias nas áreas de economia criativa, cultura, turismo e indústria. O evento também é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, e do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe. 

No palco do Santa Isabel, o jazz comandará a noite. Composto por David Helbock (piano), Raphael Preuschl (ukulele e baixo) e Reinhold Schmölzer (bateria), o trio, já premiado no Montreux Jazz Festival, promete surpreender com composições clássicas e autorais.

“O Recife vai comemorar essa data tão importante de forma diferente. Na noite do dia 18, até a Europa vai celebrar com nosso público fiel e entusiasta a longa e profícua existência desse teatro que é um espaço sagrado de grande importância artística e política para o país inteiro. Viva o Santa Isabel!”, comemora a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves. 

Para o secretário estadual de Cultura Marcelino Granja, a celebração de aniversário do teatro com a banda austríaca, durante a visita dos embaixadores ao estado, é também uma forma de colocar o Santa Isabel, patrimônio do povo pernambucano, sob os olhares do mundo. “Teremos nesta noite representantes de diversos países da Europa, que chegam ao estado com uma extensa e importante agenda política, social, econômica e cultural. Ter um patrimônio cultural e histórico como parte deste circuito é colocar o estado na rota de todos esses países que aqui estarão representados. Além de oferecer um belo espetáculo aos que puderem comparecer”, frisa Marcelino. 

TEATRO DE SANTA ISABEL - Inaugurado em 18 de maio de 1850, em homenagem à Princesa Isabel, o teatro atravessou séculos de história, formando muitas gerações de plateias. A ideia de construir um Teatro público no Recife, capital da província, partiu de Francisco do Rego Barros, futuro Conde da Boa Vista, presidente da província de 1837 a 1844. O engenheiro contratado para transformar esse sonho civilizatório em realidade foi o célebre francês Louis Léger Vauthier.

Desde sua inauguração, quando foi encenado o drama O Pajem D’Aljubarrota, de Mendes Leal, escritor português dos mais encenados na primeira metade do século 19, o teatro já recebeu muitas outras visitas ilustres, como Dom Pedro II, Castro Alves, Tobias Barreto, Carlos Gomes, a bailarina russa Ana Pavllowa e Procópio Ferreira. 

Espaço de salvaguarda da produção artística e da história nacional, o Teatro de Santa Isabel segue de portas abertas para todos os públicos. Além da intensa agenda de espetáculos, o equipamento oferece dois tipos devisitas regulares: as visitas guiadas, oferecidas aos domingos, às 14h, 15h e 16h, sem necessidade de agendamento prévio, para grupos de, no máximo, 25 pessoas; e as visitas de educação patrimonial, nas terças à tarde, para grupos fechados, a partir de agendamento prévio pelo e-mail teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com.

 

Serviço

Aniversário do Teatro de Santa Isabel com apresentação do David Helbock Trio

Quando: Quinta-feira, dia 18

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Sto. Antônio, Recife

Informações: 3355.3322

Entrada franca

Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do show, na bilheteria do teatro