NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 17.06.17 - 13h09

Mutirão Recife em Ação chega ao bairro de Areias

img_alt

A ação, que aconteceu na manhã deste sábado (17), atendeu moradores do bairro de Areias. O local também recebeu uma edição do Mutirão Veterinário nos Bairros. (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)

 


Os moradores da Zona Oeste da cidade receberam o mutirão de serviços integrados Recife em Ação. Desta vez, os beneficiados foram os residentes de comunidades como Jardim Uchôa, Vila Tamandaré e outras no bairro de Areais. O prefeito Geraldo Julio acompanhou de perto toda a ação que foi realizada durante o dia nas dependências da Escola Municipal Governador Miguel Arraes, localizada na Avenida Tapajós. A edição deste sábado do Recife em Ação aconteceu em paralelo com um Mutirão do projeto projeto Veterinário nos Bairros que também aportou na localidade para atendimento veterinário de cães e gatos.

“Estamos aqui com várias secretarias atuando em diversas frentes. Documentação, cidadania, saúde, educação e outros tantos serviços para a população. E do lado de fora, nas ruas, limpezas de galerias, capinação. Um trabalho grande que chega hoje no bairro e que conta também com o mutirão Veterinário nos Bairros, tudo junto, uma grande equipe prestando os serviços que a sociedade precisa”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

Realizado pela prefeitura sempre em uma área diferente, o mutirão integra ações e serviços de diversas secretarias e órgãos municipais, oferecendo ações de limpeza, manutenção e reordenamento urbano, assistência social, controle de mosquitos transmissores de arboviroses, saúde, educação e cidadania. O Programa Saúde em Todo o Lugar marcou presença na ação e ofertou vários serviços de prevenção a doenças, atendendo cerca de 300 pessoas, com teste rápido de HIV/Sífilis, atualização de cartão de vacinação e orientando sobre DST/HIV. Os profissionais também distribuíram preservativos, realizaram oficinas, palestras, exames de mamografia, e aferiram pressão arterial e a glicose. A Secretaria de Saúde do Recife também realizou o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti na comunidade. A ação começou neste sábado e segue durante todo o dia até o domingo (17), com a meta de visitar 1,8 mil imóveis na região.

"Para nós é extremamente importante que essas coisas cheguem na comunidade, porque muitas vezes, além de não poder pagar o serviço, não podemos nem custear o deslocamento. Eu mesma vou tirar a segunda via da minha identidade, que eu perdi. Esta foi uma ótima oportunidade", comentou Karina dos Santos, professora moradora do local.

A emissão da segunda via de RG foi um dos serviços oferecidos dentro do mutirão, assim como Certidão de nascimento e carteira de trabalho. Também houve uma exibição de filmes produzidos por alunos e professores da rede municipal de ensino do Recife e oficinas de animação e de Robótica, do Programa Robótica na Escola da prefeitura e ainda uma equipe técnica da Secretaria da Mulher, que orientou e divulgou serviços, além de realizar encaminhamentos dos casos de violência doméstica à rede de proteção. Agentes de saúde ambiental também orientaram a população sobre o combate ao Aedes aegypti e realizaram visitas nas residências, eliminando focos do mosquito.

Além dos serviços, a Vila Tamandaré também recebeu intervenções da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), que reforçaram serviços na área de drenagem, pavimentação, limpeza urbana e iluminação pública.Durante o mutirão, a Emlurb ainda intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza de galerias, mobilizando 40 homens, além do jato de sucção. Também foram executados serviços no terminal da comunidade, além da Praça da Rua Parente Viana e em outras vias, que receberam luminárias novas, varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos.

Veterinário nos Bairros – Perto do mutirão da Vila Tamandaré, a Prefeitura do Recife realizou também na manhã deste sábado, a 31ª edição do mutirão Veterinário nos Bairros. O prefeito Geraldo Julio acompanhou a ação que contou com dez veterinários da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), que estiveram disponíveis para realização de consultas clínicas e vacinação contra raiva para cães e gatos. O mutirão aconteceu durante toda a manhã na Escola Estadual Senador Nilo de Souza Coelho, localizada dentro do Conjunto Residencial Ignez Andreazza, em Areias. Foram atendidos cerca de 300 animais.

"Mais da metade da população do recife tem um cão ou um gato em casa, então essa é uma semana que precisamos atender. Dessa parcela, a grande maioria não tem condições de pagar um Veterinário ou uma clínica a particular, então esta é uma ação muito importante", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

A política pública de defesa animal no Recife, que culminou com a inauguração do Hospital Veteriário no último dia 8, foi iniciada em 2013, com a criação da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. Desde então, a Seda realizou mais de 13 mil castrações gratuitas de cachorros e gatos e já promoveu a adoção de 848 caninos e felinos nas feiras mensais de adoção em diferentes locais da cidade do Recife. Já foram realizadas também 494 palestras educativas sobre direitos dos animais nas escolas da rede pública e particular de ensino da capital pernambucana.