Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 04.07.17 - 17h40

2º Torneio de Robótica do Recife seleciona estudantes da rede municipal para Olimpíadas de Robótica

img_alt

Prefeito Geraldo Julio conferiu de perto a competição que aconteceu na tarde desta terça (4) e reuniu cerca de 150 estudantes do ensino fundamental da rede municipal no Compaz do Cordeiro (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Compaz Ariano Suassuna, localizado no Cordeiro, recebeu nesta terça-feira (4) o 2º Torneio de Robótica do Recife. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o evento que concentrou 151 estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, matriculados em 35 escolas da rede e que é a competição seletiva para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. O destaque da competição foi a participação da equipe da rede municipal de ensino campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica e que representará o país no mundial, no Japão, entre 27 e 31 de julho.

"Já estamos no segundo torneio deste de Robótica, que tem uma organização grande, como uma Olimpíada Brasileira. Aqui, os 151 alunos passam por testes muito semelhantes ao que farão na etapa nacional ou até mundial. Tenho certeza de que vários desses alunos aqui vão se destacar e ter um grande sucesso na Olimpíada e na vida", declarou o prefeito Geraldo Julio.

O torneio de Robótica tem como objetivo estimular os estudantes a enfrentarem desafios na construção de robôs-carros em ambiente de resgate, suplantando falhas, obstáculos e terrenos acidentados em intervalos pequenos de tempo. Da disputa, 15 equipes que tiverem a melhor pontuação serão treinadas para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), cuja fase estadual acontecerá em agosto e a final nacional será em Curitiba, entre 7 e 10 de novembro.

De acordo com o Coordenador do Programa Robótica na Escola, Cid Spíndola a competição serve como estímulo para os alunos. "Aqui temos os campeões de cada escola que estão competindo para outras etapas e que são atividades que incentivam os estudantes. Já com a equipe que vai para o Japão, estamos nos preparando, treinando exaustivamente. Agora já temos experiência e desta vez estamos com equipamentos também muito sofisticados. Imagino que a competição será muito satisfatória e estamos com as melhores expectativas", afirmou o professor, que treina a equipe de oito estudantes vencedora da OBR de 2016, e que participarão da etapa mundial em Nagoya, no Japão, para onde embarcam no próximo dia 20 de julho.

Os alunos, de idades entre 11 e 16 anos, vão embarcar na viagem internacional, acompanhado de 4 professores, graças ao primeiro lugar obtido na Olimpíada Brasileira de Robótica de 2016. Os treinos para a competição acontecem na Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra, na Várzea, de terça-feira a sexta-feira pela manhã e também nas segundas, quartas e sextas à noite. Durante o período, o grupo vem trabalhando arduamente no desenvolvimento do design do veículo e as estratégias para vencer a prova.

Estevão Pereira da Silva é um dos estudantes que está na equipe que viajará para a Robocup 2017 – Campeonato Mundial de Robótica, e falou da satisfação em poder viver essa experiência. "Tudo que estudamos é extremamente útil para esta competição. Usamos matemática, angulação, tração, lógica, velocidade e muito cálculo. Com toda certeza estamos nos preparando muito bem e teremos uma prova tranquila", comentou animado o estudante.

Esta será a segunda vez que os alunos da rede municipal do Recife participam da Robocup. Ano passado, os alunos disputaram a competição, realizada na Alemanha, e ficaram entre os dez melhores times do mundo. A equipe ficou em oitavo lugar, à frente de países como Canadá, Portugal, Itália, Áustria, Índia e Coréia do Sul. Outra experiência internacional de alunos da Prefeitura do Recife foi em 2014, quando dois estudantes representaram o Brasil na Olimpíada Mundial de Robótica (World Robot Olympiad - WRO), realizada na Rússia.