Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 15.07.17 - 11h21

Comunidade dos Milagres recebe mutirão Recife em Ação da Prefeitura do Recife

img_alt

Prefeito Geraldo Julio acompanhou as atividades realizadas na manhã deste sábado (15), com serviços de limpeza, saúde, Defesa Civil, emissão de documentos, entre outros (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio iniciou a manhã deste sábado (15) visitando a Comunidade dos Milagres, na Cohab. O local recebeu mais um mutirão de serviços integrados Recife em Ação, promovido pela Prefeitura do Recife e que oferece atividades de várias secretarias e órgãos da gestão municipal. Acompanhado pelo vice-prefeito, Luciano Siqueira, secretários e outros servidores municipais, o gestor viu de perto o trabalho realizado no local, que nesta edição também ofereceu vacinação antirrábica para cães e gatos. Geraldo ainda visitou uma obra de contenção de encosta recém entregue na Travessa da Rua São João, com muro de arrimo, escadaria e canaletas, orçada em R$ 1 milhão.

 “É importante essa aproximação com a população. Aqui nos Milagres a gente vistoriou uma obra de muro de arrimo que agora protege várias casas da comunidade. A gente também trouxe a Defesa Civil para fazer a parte de limpeza, capinação, cobertura das áreas de risco. Os agentes de saúde visitando locais para o controle do mosquito Aedes aegypti e na escola uma grande oferta de serviços na área da saúde, educação, emissão de documentos”, destacou Geraldo.

Foram oferecidos serviços de limpeza, manutenção e reordenamento urbano, assistência social e controle de mosquitos transmissores de arboviroses, saúde, educação e cidadania para os moradores da região. A moradora Cassia Moura da Silva aproveitou o mutirão pertinho de casa para tirar uma nova via da carteira de identidade e da certidão de casamento. “Foi muito bom e muito rápido. Eu peguei a ficha e fui logo atendida, porque estava com minha filha no colo. Aqui nunca teve algo parecido. A gente sempre precisava ir um pouco mais distante para conseguir algum tipo de atendimento desse. Eu ia ter que me deslocar para fazer isso e ainda pagar pela identidade e pela certidão”, disse.

Outra que foi até a Escola Municipal Parque dos Milagres, que reuniu o maior conjunto de ações, foi a dona Quitéria Ana da Silva, que foi até lá com as duas filhas. Para ela, o mutirão facilitou muito a sua vida. “Eu vim tirar a segunda via do meu registro de nascimento e trouxe minha filha para aproveitar e tirar a segunda via da carteira de identidade. Dinheiro está difícil e com isso eu já economizei uma coisinha”, comemorou. 

A Secretaria de Saúde do Recife atendeu várias pessoas, com aferição de pressão arterial e teste de glicose, além de vacinação contra gripe para pessoas que fazem parte do grupo prioritário – idosos, crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com doenças crônicas, professores e profissionais de saúde. Houve também a distribuição de preservativos (masculinos e femininos) e kits de saúde bucal. O mutirão ainda funcionou como ponto de vacinação antirrábica animal - cães e gatos. Uma equipe de Vigilância Ambiental realizou um trabalho de orientações sobre cuidados com a água, palestras, distribuição de panfletos e de hipoclorito. Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) circularam pelas ruas do bairro para identificar e erradicar focos do mosquito Aedes aegypti em pontos estratégicos - terrenos baldios depósitos, borracharias, ferros velhos. A vistoria pelos imóveis da região prosseguirá até o domingo (16) 

Já a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) atuou em diversas frentes durante o mutirão. Foram reforçados serviços na área de drenagem, pavimentação e limpeza urbana, por exemplo. Durante a ação, a Emlurb intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza de canaletas, além da execução de serviços de tapa-buraco. A Emlurb realizou uma revisão da arborização da localidade e também disponibilizou uma equipe de iluminação pública para atender às demandas dos moradores. Foi ainda executado um conjunto de ações para manutenção do espaço onde funciona a Academia da Cidade, na Rua Cantora Dalva de Oliveira, na comunidade dos Milagres. O trabalho inclui a recuperação e a pintura dos brinquedos da área de lazer infantil e do minicampo de futebol. O mutirão também realizou um reforço na limpeza da área. Ao todo, 64 ajudantes executaram varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos.

Mais de 80 trabalhadores da Defesa Civil do Recife estiveram envolvidos nos serviços de colocação de lonas plásticas, capinação e roçagem de mato, erradicação de árvores em risco, monitoramento de áreas de risco, vistorias em imóveis e ações de porta a porta. Moradores receberam orientação sobre os procedimentos a serem adotados em caso de chuvas, solicitando auxílio através do telefone 0800 081 3400. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos esteve presente no mutirão com as ações para emissão de 2ª via de RG e de certidão de nascimento, casamento e óbito. Uma advogada do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT também esteve presente para fazer orientação jurídica. 

Por meio da Unidade de Tecnologia em Educação e Cidadania (UTEC), a Secretaria de Educação do Recife vai ofereceu à população de Vila dos Milagres, no Ibura, uma oficina de robótica de encaixe. Com os kits da Lego, a oficina trabalhou como a robótica pode atender às necessidades da comunidade. A equipe técnica da Secretaria da Mulher fez a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. Foram distribuídos materiais educativos às mulheres com os principais telefones da rede de proteção e do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice.

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) levou ações de prevenção e cuidado. Entre as atividades de prevenção, foram oferecidas abordagens pessoais, atividades lúdicas e a ação “Papo Reto sobre Vida”, que é uma conversa dos mobilizadores sociais com crianças e adolescentes sobre seus projetos de vida, com o objetivo de incentivar o público a sonhar e a buscar a realização desses sonhos. No âmbito do cuidado, os profissionais da Sepod fizeram orientações e atendimentos individuais e em grupos para usuários de drogas e familiares, por meio de escuta qualificada e dinâmicas terapêuticas.

A equipe da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente esteve presente no mutirão, dando orientações ao público sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Micro Empreendedor Individual - MEI, Micro Empreendedor - ME, Empreendedor de Pequeno Porte - EP e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento e informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais. Foram repassadas informações sobre a concessão de alvarás, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A população pôde também fazer o cadastro de acesso ao Crédito Produtivo.