Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 15.08.17 - 10h58

PCR abre mais duas turmas profissionalizantes para ex-usuários de drogas em parceria com o Senai

img_alt

A ação faz parte do Programa Integra Recife, que já gerou 200 vagas em cursos profissionalizantes (Foto: Cortesia)

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife abriu mais duas novas turmas profissionalizantes para ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social, nessa segunda-feira (14). A primeira destina 60 vagas para formação de eletricista industrial, com aulas ministradas na Escola Técnica Senai Areias, e a segunda turma formará dez operadores de computador, com aulas ministradas no Instituto de Cegos Antonio Pessoa de Queiroz, no bairro das Graças.

Ao todo, a parceria entre PCR e Senai já gerou 200 vagas em cursos profissionalizantes nas áreas de eletricista industrial, mantenedor de sistemas automatizados e pedreiro. Nesta semana, serão abertas duas novas turmas de panificação no Parque da Macaxeira, para 50 alunos. O serviço faz parte do Programa Integra Recife, que está dentro do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, lançado pela Prefeitura do Recife este ano. Além dos cursos que objetivam a inserção social de usuários e ex-usuários de drogas, o Integra Recife oferece encaminhamentos para empregabilidade e emissão de documentos básicos. Os interessados podem se informar sobre os serviços através do telefone 3355.8210.

A gerente-geral de Operações da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), Mila Aguiar, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Senai. "Esta é uma oportunidade valiosa porque muitas dessas pessoas não tiveram uma qualificação profissional e agora terão mais chances de se inserir no mercado de trabalho. Esses cursos serão uma porta de entrada para novos sonhos, novos projetos futuros", disse a gestora.

A secretária acadêmica da Escola Técnica Senai Areias, Quelma Gomes, disse que o sucesso do aluno é também o sucesso do próprio curso. "Queremos ver os nossos estudantes interessados, sempre tirando dúvidas com os professores. Nosso objetivo é garantir uma boa formação profissional para essa turma", destacou a secretária.