Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 27.08.17 - 23h24

Recife Antigo de Coração foi a festa da inclusão

img_alt

Evento da Prefeitura do Recife, entrou na programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e lotou o Bairro do Recife neste domingo (27) (Foto: Divulgação)

 

De muitos sorrisos foi feito o Recife Antigo de Coração (RAC). A edição de hoje (27) celebrou em todos os polos de lazer e serviço, a pessoa com deficiência. Milhares de recifenses e visitantes não se intimidaram com a chuva e foram aproveitar o Bairro do Recife durante todo o dia. O evento acontece sempre no último domingo do mês, é uma iniciativa na Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo Esportes e Lazer, e desta vez, entrou na programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

As amigas Érika Guilherme e Vanessa Marinho têm Síndrome de Down e isso nunca as impediu de realizar nenhuma atividade. Junto a mais seis artistas circenses do Circo Social UNINASSAU, elas foram uma das atrações do evento. O grupo apresentou o espetáculo “Amor de palhaço, coração em pedaço". O projeto oferece aulas de balé e circo para pessoas com deficiência intelectual do Recife e estimula a criatividade, a interação e as capacidades físicas dos participantes.”Eu gosto de tudo. Aprendi a equilibrar os pratos (número circense) e amo as aulas de balé”, contou Érika.

Como eles, vários grupos e artistas com deficiência se apresentaram e participaram do RAC. Foi assim com Gerson Rodrigues, ganhador da I Corrida Inclusiva "Corrida para AMAR", promovida pela AMAR - Aliança de Mães e Famílias Raras, em parceria com o Governo do Estado e a PCR. “Em 2006, sofri um acidente e passei quatro anos com cadeira de rodas. Parte dos médicos acreditavam que eu não podia me exercitar, mas hoje, por causa das corridas, não preciso de uma prótese de joelho e não tomo remédios para dor apesar de ter uma placa e vários pinos no fêmur”, lembrou.

Tomado de pessoas de todas as idades, todos se divertiram nos polos infantil, cultural e de esportes. As bikes inclusivas, novidade desta edição, fizeram o maior sucesso. Em parceria com a UNINASSAU, as pessoas com deficiência visual e motora em todos os níveis puderam experimentar a alegria de passear em uma bicicleta na Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Já, no polo musical, ninguém conseguiu ficar parado com Chris Nolasco, Nena Queiroga, Palhaço Chocolate e convidados. A inclusão foi a tônica da festa. “ Foi um sucesso. Só conseguimos ver sorrisos”, celebrou Pollyana Dias da AMAR.

Olha!Recife - A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer também preparou uma programação especial neste domingo (27) para o Olha!Recife. Hoje, foi a vez de acontecer o passeio inclusivo com um ônibus adaptado. O roteiro saiu da Praça do Derby, seguiu pela histórica Praça da República e fez uma parada para visitar o Palácio do Campo das Princesas. Em seguida, o grupo seguiu para um tour pelo Bairro do Recife e desembarcou no Recife Antigo de Coração. Foram pelo menos 20 participantes com deficiência e seus acompanhantes.