Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 10.10.17 - 15h09

Gincana ambiental movimenta a Semana das Crianças no bairro da Mustardinha

Ação é uma iniciativa da Secretaria de Saneamento e tem o objetivo de estimular um olhar reflexivo para as questões sanitárias e ambientais dentro da comunidade

 

Diversão e responsabilidade ambiental vão dar o tom da Semana das Crianças que acontece de 9 a 11 de outubro no bairro da Mustardinha. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saneamento, realiza mais uma etapa do Projeto de Capacitação em Educação Sanitária e Ambiental no bairro. Aproveitando o Dia das Crianças, estudantes das escolas estaduais, municipais e particulares locais vão participar de uma gincana que tem o objetivo de estimular um olhar reflexivo para as questões sanitárias e ambientais dentro da comunidade.

Com o tema Meio Ambiente: A Responsabilidade de Todos Nós, a gincana contará com atividades lúdicas e com jogos buscando envolver os jovens com a diminuição na quantidade de resíduos descartados incorretamente, além de apresentar possibilidades de reuso de materiais. Vão participar as Escolas Municipais Professor Antônio de Brito Alves e Padre José Anchieta; a Estadual Othon Paraíso e as Particulares Analine, Do Senhor e Batista do Bongi.

As instruções serão repassadas na segunda-feira (9). Neste dia, os estudantes serão estimulados a arrecadar o máximo de garrafas pet e latinhas de alumínio pelo bairro até o final da manhã da terça-feira (10). Uma segunda prova também será iniciada. Os jovens serão desafiados a confeccionar roupas feitas com materiais recolhidos durante a arrecadação. O resultado da produção será conhecido no encerramento da gincana, com um desfile de moda que acontecerá na quarta-feira (11), na Praça do ABC, localizada no próprio bairro.

Na terça, às 9h, o mascote do projeto, o Mustardeco, vai entrar em ação. Um mutirão de limpeza vai ser realizado em 20 ruas da Mustardinha, identificadas como as que mais apresentam obstruções nos sistemas de esgotamento sanitário e de drenagem. A missão dos estudantes será sensibilizar moradores sobre o descarte correto do lixo e divulgar a importância da coleta seletiva e da manutenção dos sistemas. Cada casa que concordar em participar da atividade receberá um selo com a hashtag #AminhaCasaApoiaoMustardeco. O porta a porta terá o apoio de uma anuncicleta, que divulgará o jingle da Capacitação, gravado pelo cantor André Rio.

O encerramento da brincadeira acontece na quarta-feira (11), a partir das 13h30, na Praça do ABC. Uma roda recreativa de perguntas sobre meio ambiente iniciará as atividades. A partir das 14h40, alunos da Escola Othon Paraíso farão uma encenação teatral abordando o saneamento básico e preservação do meio ambiente. Um desfile de moda apresentará as roupas feitas com materiais reciclados. O resultado da gincana será divulgado ao fim das apresentações. A escola que ficar na 1º colocação ganha um passeio para a Reserva Ecológica de Caetés. Os 2º e 3º colocados recebem um troféu.

PARCEIROS – A Secretaria de Saúde, Ibama, CPRH, Emlurb, ASA e o Grupo de Idosas da Mustardinha estão com a Secretaria de Saneamento nesta ação. Durante o evento de encerramento os parceiros apresentarão seus trabalhos e também realizarão brincadeiras em stands montados na Praça ABC, na Mustardinha.

 

SERVIÇO:

MULTIRÃO DE LIMPEZA – MUSTARDECO EM AÇÃO

Início: Rua major Mário Portela (Rua do Sesi)

Data: 10/10 (terça-feira)

Horário: 9h

 

ENCERRAMENTO DA GINCANA

Local: Praça do ABC, Rua Neto Campêlo Júnior, Mustardinha.

Data: 11/10

Horário: A partir das 13h30