Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 20.10.17 - 15h50

Programação artística do Festival de Dança do Recife começa neste sábado (21)

img_alt

Primeira apresentação será no Teatro de Santa Isabel, com uma grande apresentação de produções locais. O festival segue até o dia 29, com atrações locais e nacionais (Foto: Silvia Machado/Divulgação)

 

Começam amanhã as apresentações artísticas do 22º Festival de Dança do Recife. A programação, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será oferecida, até o próximo dia 29, em vários teatros e equipamentos da cidade.  Serão mais de 14 espetáculos, além das mostras de coreografia, que reunirão vários números, protagonizados por bailarinos e companhias locais e nacionais.

A solenidade de abertura será no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h, com um grande apanhado da produção local de dança. Irão se apresentar: a Cia do Frevo, como solo de frevo, Simone Monteiro e o Stúdio de Danças, em solos de clássico, Lili Vidal e Kelson e Andréa Carvalho e André Felipe, em números de dança de salão, além de Thiago Ferreira, do Bacnaré, numa apresentação solo. Depois, a programação viaja pelo Brasil, com o bailarino mineiro de dança do ventre Igor Kisrcka e, para fechar a noite, a paulista Diadema Companhia de Dança encenando o espetáculo Força Fluida, a partir das 21h.

O espetáculo trata da força e dos fluxos da natureza que impulsionam e desencadeiam movimentos. Foi criado pelo coreógrafo Jaeduk Kim, da companhia Modern Table, da Coreia do Sul, especialmente para a Diadema Cia de Danças. Onze bailarinos irão compor o elenco, para provocar no público a reflexão sobre que forças fazem cada um fluir vida afora.

Além do bailarino mineiro e da companhia paulista que se apresentam na primeira noite, a 22ª edição do Festival de Dança traz entre as atrações nacionais: a também mineira Cia Mário Nascimento e a também paulista São Paulo Cia de Dança, a paranaense Curitiba Cia de Dança, a petrolinense Cia Qualquer Um de 2 e a goiana Cia Giro 8.

Todos os grupos apresentarão pelo menos um espetáculo na cidade. Além deles, artistas como o bailarino Jarbas Homem de Melo, em cartaz em São Paulo com o musical Cantando na Chuva, apresentarão pequenos números dentro das mostras de coreografia. 

Entre os artistas e grupos locais, que são maioria na programação, para valorizar e fortalecer a linguagem na cidade, subirão ainda ao palco: Cia Amazing, Grupo Cultural ZOE, Cristian Douglas, Jeferson Andrade e Munique Munir, Valdeck Farias, Cia Carol Lemos D’ançarte, Ária Social, Cia Endança, Ballet Claudia São Bento, Cláudio Sobral, Roberto Cristiano, Cia PE-Nambuco de Dança PE e Ginga Bboys e Bgirls.

Uma novidade da programação deste ano é que, além de apresentações nos teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo, Barreto Júnior e Luiz Mendonça, haverá também programação itinerante, no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, para levar a dança a todos os cantos da cidade. Os espetáculos custarão R$ 10 e R$ 5 (meia). E os ingressos estarão à venda na bilheteria de cada teatro.

Oficinas ­- As oficinas, que estão colocando recifenses de todas as idades para mexer as cadeiras desde o último dia 17, seguem até o próximo dia 27. De dança contemporânea, frevo, dança do ventre e teatro musical, as vivências são conduzidas por bailarinos dos grupos e artistas que estão na programação.  

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: servicosdedancafccr@gmail.com, informando o nome da oficina no título da mensagem e encaminhando anexado um breve currículo. As inscrições também poderão ser feitas presencialmente, a partir de amanhã (17), no Pátio de São Pedro, Casa 10 – térreo, Bairro de São José. Mais Informações pelo telefone: 3224-3257.

 

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE DANÇA

 

ESPETÁCULOS

 

- Dia 21

 

Solenidade de Abertura - No Teatro de Santa Isabel, às 20h

Solo de Frevo, com a Cia do Frevo (PE)/ Solo de Clássico, com Simone Monteiro (PE)/ Dança de salão, com Lili Vidal e Kelson (PE)/ Andréa Carvalho e André Felipe (PE)/ Stúdio de Danças (PE)/ Solo de Thiago Ferreira, do Bacnaré (PE)/ Solo de dança do ventre de Igor Kisrcka (BH)

Força Fluida – Da  Diadema Companhia de Dança (SP), às 21h, no Teatro de Santa Isabel

 

- Dia 22

 

Território Nu – Da Cia Mário Nascimento (BH), às 20h, no Teatro de Santa Isabel

Eu por detrás de Mim - Da Diadema Cia de Dança (SP), às 19h, no Teatro Barreto Júnior

 

- Dia 23

 

Para Sempre Teu - Da Cia Qualquer Um de 2 (Petrolina), às 19hs, no Teatro Apolo

Homem Invisível - Da Cia Mário Nascimento (BH), às 20h, no Teatro Barreto Júnior

 

- Dia 24

 

Garrafa Enforcada - Da Cia Mário Nascimento (BH), às 20h, no Teatro Apolo

Caio - Da Cia Qualquer Um de 2 (Petrolina), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho

Sr Will - Da Cia Giro 8 (Goiás), às 21h, no Teatro Barreto Júnior

 

- Dia 25

 

Bumba Meu Boi - Do Grupo Matulão (PE), às 19h, no Teatro Barreto Júnior

Mostra de Coreografias - Com Jarbas Homem de Melo (SP), Roberto Cristiano (PE), Cia do Frevo (PE), Cia Carol Lemos de Sapateado (PE), Igor Kisrcka (BH), Claudio Sobral (PE) e Cia PE-Nambuco deDança (PE), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça

 

- Dia 26

 

ZOE - Do Grupo Cultural ZOE (PE), às 21h, no Teatro Apolo. Indicação etária: 18 anos

 Mostra de Coreografias - Com Jaime Arôxa (RJ), Lili Vidal e Kelson (PE), Cristian Douglas (PE), Cia Amazing (PE), Jeferson Andrade e Munique Munir (PE) e Valdeck Farias (PE), às 20h, no Teatro Barreto Júnior

 

- Dia 27

 

Na Mancha ninguém Pega – Do Encena Arte e Cidadania (PE), às 10h, no Compaz Escritor Ariano Suassuna

Quadrilha Junina Mirim – Do Grupo Cultural Menezes (PE)

Graxa – Do Projeto Graxa, às 19h, no Teatro Barreto Júnior

Mostra de Coreografias Clássicos da Noite - Com São Paulo Cia de Dança (SP), Ballet Simone Monteiro (PE), Cia Carol Lemos D’ançarte (PE), Ária Social (PE), Cia Endança (PE) e Ballet Claudia São Bento (PE), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça

 

- Dia 28

 

Re/In-flexão  - De Valeria Vicente (PE), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho

A Batalha de Hip Hop  – Do grupo Ginga Bboys e Bgirls, da Associação Metropolitana de Hip Hop, das 14h às 21h, no Compaz Eduardo Campos 

 

- Dia 29

 

Memória de Brinquedo – Curitiba Cia de Dança (PR), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça

 

OFICINAS

  

- De 23 a 25 de outubro

 

Oficina Dança do Ventre

Local: Escola de Frevo do Recife

Horário: das 14h às16h

Classificação: a partir de 14 anos

Professor: Igor Kishka

Vagas: até 40 alunos

 

Oficina Teatro Musical

Local: Teatro Luiz Mendonça

Horário: das 13h às 17h

Classificação: a partir de 16 anos

Professor: Jarbas Homem de Melo

Vagas: até 40 alunos

 

- De 23 a 27 de outubro

 

Oficina de Dança Contemporânea

Local: Paço do Frevo

Horário: das 11h às 13h

Classificação: a partir de 18 anos

Professor: Mario Nascimento

Vagas: até 30 alunos

 

Oficina de Frevo

Local: Paço do Frevo

Horário: 14h às 16h

Classificação: a partir de 10 anos

Professor: José Valdomiro

Vagas: até 30 alunos

 

Oficina de Dança Afro

Local: Paço do Frevo

Horário: das 16h às 18h

Classificação: a partir de 12 anos

Professor: Tiago Ferreira

Vagas: até 40 alunos

 

 

- De 24 a 26 de outubro

 

Oficina de Dança de Salão

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

Horário: das 15h às 17h

Classificação: a partir de 18 anos

Professor: Jaime Arôxa

Vagas: até 50 alunos