Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.10.17 - 12h25

Conselheiros escolhem propostas para subsidiar Plano Municipal de Saúde dos próximos quatro anos

img_alt

Foram três dias de trabalho na 13ª Conferência de Saúde, com grupos discutindo seis eixos temáticos (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Usuários do SUS, trabalhadores da área de Saúde e gestores escolheram, por meio de votação, na noite desta quarta-feira (25), as 200 propostas que serão prioridades para o setor entre 2018 e 2021. Elas foram votadas durante os três dias da 13ª Conferência de Saúde do Recife, que aconteceu desde a última segunda (23), no Centro de Convenções, com o tema “Recife por democracia, por direitos adquiridos, pelo SUS para todos: ampliação do acesso com qualidade e eficiência”. O evento promovido em parceria entre o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria de Saúde da capital, contou com cerca de 700 pessoas.
 
Os participantes discutiram seis eixos temáticos em oito grupos de trabalho: Atenção Básica; Atenção Especializada; Vigilância à Saúde; Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Gestão, Financiamento e Comunicação em Saúde; e Controle Social e Participação Popular. Cada um desses grupos priorizou 25 propostas que foram escolhidas para compor o relatório final do evento. A Secretaria de Saúde do Recife tem 60 dias para disponibilizar o Plano Municipal de Saúde à população.
 
Para o titular da pasta, Jailson Correia, a Conferência é uma forma de celebrar o Sistema Único de Saúde. "É preciso fazer um resgate histórico e dizer que antigamente a saúde era feita de forma seletiva, mas hoje estamos falando da maior política que o Brasil já teve", disse. "Temos que nos unir, pois o momento não é fácil e precisamos ter dedicação para superar esses momentos de dificuldade", finalizou.
 
“Podemos afirmar que atingimos o objetivo, que foi o da participação. Ouvimos melhor a população, discutimos juntos, e, assim, as propostas são mais fieis às verdadeiras demandas”, disse a coordenadora do CMS, Janaína Brandão.