Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 28.12.17 - 18h47

Espetáculo pirotécnico de 15 minutos ilumina a chegada de 2018 no Recife

img_alt

As balsas estão concentradas no Cais 15 e no dia 31 serão posicionadas em frente aos polos do Acaiaca e do Pina, onde acontecerá uma grande festa promovida pela Prefeitura do Recife. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer, Cultura e da Fundação de Cultura, preparou uma grande festa para a chegada de 2018. A tradicional queima dos fogos de artifício será feita em frente aos dois polos na Orla de Boa Viagem, no edifício Acaiaca e no Pina. As três balsas que abrigam as 15 toneladas de fogos estão no Cais 15, no Centro do Recife, de onde sairão para o local da festa, no próximo dia 31. Este ano, o espetáculo terá duração de 15 minutos e a empresa que realiza o Ano Novo da Avenida Paulista, a Flames, será a responsável pelo serviço.

"Está tudo ficando pronto para a grande festa. Todas as licenças e alvarás que garantem que tudo ocorra com segurança já foram expedidos pelos órgãos responsáveis. Como neste ano o Réveillon é no domingo, estamos adiantados no cronograma para deixar tudo pronto. A novidade de ter uma balsa a mais vai garantir um efeito visual ainda mais bonito, que com certeza encantará os recifenses e turistas que estarão na Orla", afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça.

O público esperado de mais de um milhão de pessoas pode aguardar várias surpresas no espetáculo de luzes. As bombas aquáticas, que foram sucesso em 2015, vão ser utilizadas com novos efeitos craquelados, além de outras variações que estão sendo guardadas e só serão reveladas na hora da virada.

Além disso, o público pode esperar as bombas de coração, gravata, borboleta e carinha feliz de vários tamanhos, as lanternas chinesas, que dão um efeito iluminado no céu como se fosse pequenas luminárias e as bombas thousand rings e thousand flowers - mil anéis e mil flores, em português - que se entrelaçam no céu.

Os famosos fogos cakes não vão faltar. Um deles aciona 660 disparos em nove segundos, o que promove um verdadeiro show à parte. Outro tipo de bomba que garante o espetáculo é a Linvel, que permanece visível por até 18 segundos e encanta os espectadores. Os fogos de artifício serão disparados via rádio frequência e as balsas ficarão localizadas a 400 metros da praia. O investimento é de R$ 1.039 milhão, R$ 251 mil a menos que em 2016 e com uma balsa a mais.

 

A festa - O Recife vai receber 2018 com uma grande festa. A Secretaria de Cultura por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, prepararam a celebração com vista para o mar dividida em dois palcos, montados nas areias das praias do Pina e de Boa Viagem, na altura do edifício Acaiaca. Ao todo, 10 artistas vão animar a virada. Entre eles, estão a cantora Nena Queiroga e o compositor Jota Michiles, homenageados do Carnaval 2018.

Os shows começam às 19h do dia 31 e só acabam no próximo ano. Serão mais de oito horas de programação nos dois palcos da orla, com shows encerrando por volta de 3h20.

No polo Acaiaca, é Nena Queiroga quem faz a contagem regressiva para a chegada de 2018. Antes dela, a partir das 19h, apresentam-se Genival Lacerda, com participação do filho, João Lacerda, Patusco e Romero Ferro. Quando 2018 chegar, quem sobe ao palco é Nando Cordel para celebrar o ano novo com seu repertório de tantos hits. A noite no palco do Acaiaca termina sob a batuta do Maestro Forró, só depois das 3h da manhã.

No Pina, 2018 será recebido com toda a energia de Jota Michiles. Mas quem chegar cedo na praia poderá conferir ainda o samba do D’Breck, com participação e Wellington do Pandeiro, e um repertório especial, dedicado ao frevo, preparado por Geraldinho Lins. Depois da virada, quem conduz a festa é Almir Rouche, que vai convidar Josildo Sá para uma participação especial. Depois dele, os Amigos Sertanejos encerram a programação, com seu repertório diversificado. 

 

Confira a programação completa:

 

ACAIACA

19h às 20h20 - Genival Lacerda, com participação de João Lacerda

Apresentação no chão - Patusco

20h40 às 22h - Romero Ferro

22h20 a meia noite - Nena Queiroga

0h20 a 1h40 - Nando Cordel

2h às 3h20 - Maestro Forró

 

PINA

19h às 20h20 - D' Breck, com participação de Wellington do Pandeiro

20h40 às 22h - Geraldinho Lins

22h20 a meia noite - Jota Michiles

0h20 a 1h40 - Almir Rouche, com participação de Josildo Sá

2h às 3h20 - Amigos Sertanejos