Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 17.01.18 - 19h36

Projeto “Uma noite no museu” encanta público com intervenções artísticas no Cais do Sertão

img_alt

A iniciativa faz parte do Olha! Recife que levou um grupo de quase 80 pessoas para a primeira edição do projeto fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o equipamento cultural. (Foto: Lu Straithorst/PCR)

 

Com o uso de música e de intervenções artísticas, a cultura do povo sertanejo e a história do cantor Luiz Gonzaga foram apresentadas de forma inédita aos visitantes do Museu Cais do Sertão, na noite da última terça-feira (16). A iniciativa faz parte do Olha! Recife que levou um grupo de quase 80 pessoas para a primeira edição do projeto “Uma noite no museu”, fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o equipamento cultural. O público ficou encantado com o passeio, que durou cerca de uma hora e meia.
 
“Iniciamos [ontem] o passeio aqui no museu Cais do Sertão e foi um sucesso. Esse programa é voltado para que o recifense conheça melhor a nossa cidade e seja um divulgador dos nossos atrativos. Temos roteiros diferentes e três modalidades de passeio: a pé, de ônibus e de catamarã. Então, a cada semana, disponibilizamos uma programação diferenciada”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, que esteve na estreia do projeto no Cais do Serão.
 
Assim que entraram no museu, os participantes do Olha! Recife assistiram ao vídeo “Um dia no sertão”, de Marcelo Gomes. Ao final, o ator Adriano Cabral, interpretando o Rei do Baião, passou a interagir com o público falando sobre a cultura de quem vive no sertão nordestino e cantando as músicas de Luiz Gonzaga. Ele conduziu o público pelos ambientes internos do Cais do Sertão, apresentando o acervo, recitando versos e ainda convidando as pessoas a cantarem os clássicos de Gonzagão.
 
Com smartphones à mão, a plateia acompanhou atenta as intervenções do artista, gravando vídeos e tirando fotos. “Eu amei a programação. Fiquei encantada com o espetáculo promovido aqui. Registrei tudo. Fiz fotos e vídeos. Assim que chegar em casa, vou publicar tudo no Facebook. Quero divulgar e recomendar para os meus amigos”, contou a pedagoga Ketty Albuquerque, que participa do Olha! Recife, pela terceira vez. “Eu já conhecia o Cais do Sertão. Mas, quando vi a programação, achei interessante e não quis perder a atividade”, complementou.
 
Já o servidor público Paulo Marcelo aproveitou o projeto para conhecer o museu e fazer um programa diferente com o filho Carlos Gabriel, de 12 anos. “Gostei bastante do passeio. Sempre participo do Olha! Recife. Mas, essa foi a primeira vez que vim ao Cais do Sertão. Também foi uma oportunidade para trazer meu filho aqui”, comentou. Gabriel também gostou de participar da ação. “A parte que mais gostei foi cantar as músicas. Eu conhecia a maioria. Também curti ver o museu. Eu nunca estive no Sertão. Não sabia como é a vida lá”, contou o estudante.